Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 18 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

INSCRIÇÃO

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Notícias

EVENTO: 3º Congresso de Estética e Teoria Crítica acontece na UFMT

13/04/2024 às 09:30

 
Evento acontece no Instituto de Ciências Humanas e Sociais, em Cuiabá

Com o tema “Estética e Violência” entre os dias 14 e 17 de Maio acontece o III Congresso de Estética e Teoria Crítica no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), UFMT, Campus Cuiabá. O evento busca discutir o cenário contemporâneo da violência na cultura usando os recursos e as referências teóricas da estética e da teoria crítica. O evento conta com apresentações remotas e presenciais segundo a chamada de trabalhos., além de convidados nacionais e internacionais.

A discussão do evento está centralizada na relação entre cultura e violência será abordada nas diversas áreas: política, ciência, artes, ética, gênero, direito, raça, subjetividade, educação, religião e família, com enfoque nos aspectos estéticos. Os organizadores destacam que o caráter integrador, próprio da teoria crítica, entre teoria e prática e entre pensamento e transformação do mundo estará presente, a partir da situação contemporânea do Brasil, em específico, e da América Latina, em geral, em diálogo com questões transnacionais como a cultura digital.

A submissão de trabalhos deverá ser em formato de resumo em português, espanhol ou inglês para o email congresso.estetica.e.tc@gmail.com, com as informações disponíveis na chamada de trabalhos do evento. A participação está aberta a pesquisadoras, pesquisadores e estudantes de graduação e de pós-graduação da área de ciências humanas para envio de resumos até 31 de março com resumos entre 300 e 500 palavras e escolhendo a modalidade de participação entre remota e presencial.

O evento conta com uma premiação especial com financiamento da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat). O projeto “Cosmovisão e Concepções Metafísicas da Música: Mimetismo Moderno, Dialética Construtivista e Fenomenologia” oferece prêmios no valor de R$ 1440 para trabalhos que abordem o tema “música e violência”. A realização do evento é do Grupo de Pesquisa em Idealismo Alemão e Arte (GPIAA), do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFil) e o Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS).

Fonte: Gerência de Imprensa imprensa.secomm@ufmt.br