Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 18 de Março de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Cidades / Aripuanã

Informações

Site Oficial / Official Site / Sitio Oficial: http://www.aripuana.mt.gov.br

População / Population / Población: 18.581 habitantes (IBGE/2010)

Área / Area / Área: 27.680,70 Km²

Distâncias / Distance / Distancias: 1.002 Km

Limites / Borders / Límites: Colniza, Rodolândia,Juruema, Castanheira, Juína, Cotriguaçú.

Denominação dos Habitantes / Name of Inhabitants / Nombre de los Habitantes: Aripuaneses

Aniversário do Município / Anniversary of the City / El nacimiento de la ciudad de: 31 de Dezembro

Prefeito / Mayor / Alcalde: Seluir Peixer Reghin 2021-2024

CEP / ZIP: 78325-000

Galeria de Fotos

  • Aripuanã
  • Aripuanã
  • Aripuanã
  • Aripuanã
  • Aripuanã
  • Aripuanã
HISTÓRICO

No final do século XIX, toda influência na região de Aripuanã provinha dos Estados do Amazonas e Pará, por causa do intenso intercâmbio comercial. Somente a partir de 1908, com o início dos trabalhos de instalação das linhas telegráficas estratégicas, pela Comissão Rondon, a situação se alterou.

De história e movimentação antiga, o termo Aripuanã é referência ao Rio Aripuanã, que margeia a cidade. No entanto, a primeira sede municipal, já com o nome de Aripuanã, foi erguida a cerca de duzentos quilômetros de distância da atual, às margens do Rio Roosevelt.

Em 1932, foi criado o Distrito de Paz de Aripuanã, extinto seis anos depois. A grande distância da capital do Estado e a enorme dificuldade de acesso, prejudicou imensamente o seu desenvolvimento.

No dia 31 de dezembro de 1943, o Decreto-Lei nº 545, criou o município de Aripuanã. A partir desta época os prefeitos eram nomeados e governavam o município a partir de um escritório montado na Travessa Dom Bosco, em Cuiabá.

No ano 1966, o governador Pedro Pedrossian nomeou Amauri Furquim para prefeito, incumbindo-lhe de encontrar um novo e melhor local para se instalar a sede do município. Profundo conhecedor da região amazônica, Furquim situou a cidade na margem do verdadeiro Rio Aripuanã, termo que justificou o topônimo. A cidade localiza-se na altura dos saltos Dardanellos e Andorinhas, em local de extraordinária beleza natural.


CRÉDITOS: Mato Grosso e Seus Municípios, Autor: João Carlos vicente Ferreira - Cuiabá: Buriti, 2004. Anuário Estatístico de Mato Grosso 2005, Associação Mato-Grossense dos Municípios-AMM
Data de publicação: 25/08/2007.

Fonte: www.seplan.mt.gov.br