Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 19 de Março de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Mato Grosso / Biomas

PANTANAL

PANTANAL
Maior planície alagável do mundo com 230.000 km², que recebeu da Unesco os títulos de Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade, o Pantanal impressiona pela diversidade de fauna e flora.

O Pantanal tem uma enorme importância ecológica por abrigar um dos mais ricos ecossistemas do planeta, com florestas perenes periodicamente inundadas. A grande diversidade de seres vivos faz do Pantanal um dos melhores lugares para a observação de flora, fauna, animais e para a prática da pesca. Passeios a cavalo e de barco, safáris fotográficos em veículos 4x4, a cavalo ou em canoas, são os principais programas para quem quer conhecer a exuberância pantaneira.

No Pantanal as águas definem o ritmo de vida dos homens e do animais.

Durante o período de chuvas, entre dezembro e abril, os animais buscam refúgio nos pontos mais altos e a vegetação fica mais exuberante. No período da vazante, as águas baixam revelando belezas que estavam ocultas. Este ciclo se repete ano após ano produzindo um dos maiores espetáculos da vida natural, simplesmente inesquecível.

O Pantanal nasce em Mato Grosso mas se estende a Mato Grosso do Sul, Bolívia e Paraguai. A diversidade da fauna é considerada uma das maiores do planeta. São 650 espécies de aves, 262 espécies de peixes, 1.100 espécies de borboleta, 80 espécies de mamíferos e 50 de répteis, bem como mais de 1700 espécies de plantas. Entretanto esses números variam, pois ainda são descobertas novas espécies constantemente.

Os principais rios que formam o Pantanal são o Paraguai, Cuiabá, São Lourenço e Piquiri, mas há milhares de corregos e corixos que abrigam grande variedade de espécies de peixes de todos os tamanhos.