Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 19 de Março de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Mato Grosso / Biomas

CERRADO

O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional. Em Mato Grosso encontra-se as nascentes de duas, das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica e Tocantins), o que resulta em um elevado potencial aquífero e favorece a sua biodiversidade.

O Cerrado é a segunda maior formação vegetal brasileira e originalmente ocupava uma área de quase dois milhões de km², sendo que hoje ocupa cerca apenas 20% do total. Em Mato Grosso a área ocupada por este bioma é de aproximadamente 300 mil km², o equivalente a 34% do território estadual.

A primeira impressão é de uma paisagem agreste, com arvores curtas e retorcidas em terrenos aparentemente sem vida. No entanto, é neste bioma considerado um dos mais importantes do Brasil que brotam rios que dividem as três principais bacias hidrográficas do Brasil: Platina, Tocantins e Amazônica. Sua flora, com mais de 10 mil espécies destaca a beleza exótica e a riqueza medicinal.