Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 29 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

INSCRIÇÃO

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Notícias

FESTIVAL DE PESCA: Artistas plásticos de Cáceres e de várias regiões do Estado vão participar do 40º Festival de Pesca de Cáceres

15/06/2023 às 08:30

FESTIVAL DE PESCA: Artistas plásticos de Cáceres e de várias regiões do Estado vão participar do 40º Festival de Pesca de Cáceres 
A ARTEMAT - Associação dos Artistas Plásticos do Estado de Mato Grosso - estará presente no 40º FIPE - Festival Internacional de Pesca Esportiva do Pantanal em Cáceres, com exposição de trabalhos de diversos artistas de todo o estado contando também com a presença de artistas premiados realizando palestras, intervenções e oficinas relacionadas ao universo das artes visuais.

A ARTEMAT foi idealizada por diversos amigos da cultura e artistas, entre ele o saudoso Sebastião Mendes. Fundada em 2016, em cartório, pela primeira representante feminina na presidência, Idalina Gonçalves, do município de Cáceres, hoje está em sua terceira diretoria com o artista Bosquê como presidente, (contemplado com o prêmio aquisição no 26º Salão Jovem Arte de 2021) que age em prol de uma expansão democrática na Associação agregando artistas dos mais diversos municípios do Estado, representando mais de 80 associados.

A ARTEMAT se prepara para receber no 40º FIPE aproximadamente 36 artistas, muitos deles com seus familiares, além de obras destes e de outros colegas que terão a oportunidade de apresentar seus estilos, e comercializar seus trabalhos. O objetivo é promover a contemplação e o diálogo entre a arte e a população cacerense prestigiando a identidade de sua biografia cultural além de ampliar a riqueza visual entre os atrativos turísticos para visitantes e turistas que gostam de arte e sabem o diferencial que esta produção faz em relação aos valores que identificam Mato Grosso.

Segundo o Presidente da ARTEMAT, Bosquê, a curadoria do espaço interno da exposição de arte durante o 40º FIPE estará sob os cuidados da artista Rosana Schmitt que já trabalhou em várias edições deste grande evento ao lado de Yeda Marli, secretaria de Turismo e Meio Ambiente de Cáceres (SEMATUR) e no SESC ARSENAL em Cuiabá.

O espaço destinado à ARTEMAT, segundo acordo firmado com o secretário Cláudio Henrique Donatoni e coordenador de Cultura Ricardo Vanini da SICMATUR, será de 32 metros de comprimento por 8 de largura - o maior stand de Artes Visuais que o FIPE já realizou nestes 40 anos, atendendo de forma específica somente os artistas Plásticos e Visuais do Estado. Esta área será concedida para ARTEMAT que sempre se demonstrou parceira e está a espera de um Espaço físico fixo na cidade de Cáceres, para formar uma Galeria de Arte que, que acolha as obras de diversos artistas, promova exposições temáticas e seja frequentada por moradores, estudantes e turistas o ano todo, incluindo finais de semana, numa agenda que valorize a movimentação cultural a exemplo de alguns espaços da capital como a Galeria Lava-Pés, MAMT, Museu do Rio, Museu de Arte Sacra, ARTO, etc.

Segundo o Vice-Presidente Valdir Ricardo, Cáceres precisa ter neste espaço o princípio de cursos, oficinas e exposições que sejam replicados em bairros distante onde muitas ações de políticas públicas não chegam.

O artista Reinaldo Arruda, de Cuiabá, fala como Arte Educador que estes locais são fundamentais para a qualidade de vida em uma sociedade cada vez mais doente e deficitária de valores e criatividade, principalmente as futuras gerações com escolas visitando a diversidade de exposições e revelando os potenciais de jovens e crianças, infelizmente limitados pelo mundo do trabalho que sobrecarrega e não proporciona tempo e oportunidade de fazer ou apreciar a arte.

A artista Rita Ximenes trabalha com ribeirinhos e sua arte tem a estética de peixes e plantas que conciliam dentro de abordagens para a sensibilização do meio ambiente.

A ARTEMAT no FIPE busca, segundo sua tesoureira, a artista e ceramista ITA, mostrar que não é só o artesanato que movimenta a economia, é a arte em geral que deverá, com a proposta da associação, valorizar de forma democrática os investimentos para que não sejam direcionados prioritariamente só para shows, mas que sejam distribuídos também para as artes visuais.

O que nos convida também são os olhos, são objetos táteis com o calor humano para aquecer a valorização não só da pescaria que ela gosta, mas de todo contexto onde quem não pesca pode navegar e caminhar em diversas contemplações, aquisições e registro materiais e imateriais.

Bosquê conta muito com o apoio de toda a equipe da prefeitura, principalmente para a vernissage da exposição que será inaugurada pela Prefeita Eliene e sua equipe, diversos artistas, convidados e população no dia 04 de julho. Terá a participação de artistas de Cuiabá, Cáceres, Tangará da Serra, Juína, Sinop, Barra do Garça, Primavera do Leste, Várzea Grande, Rondonópolis, Mirassol do Oeste, Chapada dos Guimarães, Barão do Melgaço, etc.

As obras de arte, com Certificado de Autenticidade para cada artista associado podem ser comercializadas com condições especiais, ficando 10% do valor para a Associação e maquininha para parcelar.

No stand da ARTEMAT serão ofertados também produtos como vestuário, canecas, joias e objetos personalizados com a arte de alguns associados.

Os interessados poderão se inscrever em cursos particulares de pintura ou escultura e em oficinas em alguns períodos durante a semana do FIPE.

Haverá apresentações de artistas pintando telas ao vivo e uma palestra sobre a Importância das Artes Visuais no Estado de Mato Grosso, contando sobre artistas do estado com obras no exterior e explanando sobre a necessidade de valorização dos profissionais.

Este evento fornecerá certificados no dia 06/07/2023, e as vagas serão limitadas.

A expectativa dos associados é de serem muito bem recepcionados e que haja publicidade para um público diferenciado na prática inclusiva de hábitos em visitar e apreciar arte, pois a ARTEMAT se sente apoiada pela Prefeitura de Cáceres.

A prefeita Eliene tem demonstrado interesse neste setor na cultura e turismo que é o das Artes Plásticas.

Estes encontros podem atrair para o município mais e mais artistas, importando e não só exportando muitos dos que já viveram e nasceram aqui, retomando com a Associação que cresce a cada ano, a convivência nascente que não é só berçário de peixes, mas de potenciais dessa gente com habilidades e produções capazes de movimentar mais a cultura e consequentemente a economia do Mato Grosso.


FOTO: Divulgação

Fonte: Jornal Oeste