Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 26 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

INSCRIÇÃO

Prev Next

Notícias

CULTURA: Duo Yatsugafu-Balloussier faz retorno no Teatro da UFMT

02/07/2022 às 11:00

CULTURA: Duo Yatsugafu-Balloussier faz retorno no Teatro da UFMT 

Evento faz parte da Mostra do Departamento de Artes da UFMT

OTeatro Universitário será palco de um reencontro depois de dois anos de pandemia. No dia 05 de julho, às 19h30, Oliver Yatsugafu e Kátia Balloussier voltam a exibir seu duo de violino e piano com um programa de clássicos. A apresentação faz parte da Mostra do Departamento de artes, promovido pela Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) e a Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Na segunda-feira (4) o concerto de abertura será com alunos de todos os anos da Instituição em um repertório eclético.

Sobre o roteiro da apresentação gratuita, com lotação limitada e uso obrigatório de máscaras, o violinista Oliver Yatsufagu, professor de violino da UFMT, explica que serão tocadas três obras, duas sonatas e uma para piano e violino. "Vamos começar com a sonata de Beethoven n°5, que é chamada Sonata de Primavera. O que eu pensei é que em 2020 íamos tocar todo um recital dedicado a Beethoven, pelos 250 anos de nascimento dele", conta Oliver acrescentando que homenagens foram desenvolvidas de modo remoto por causa da pandemia de Covid-19.

O violinista ressalta ainda que o repertório composto por Beethoven é essencial na literatura e está sempre presente em grandes violinistas e pianistas. “A gente sempre gosta de ter esse repertório apresentado. São músicas maravilhosas. Estamos comemorando ainda pelos 252 anos do Beethoven”, ressalta. A apresentação continua com uma sonata do compositor russo, Serguei Prokofiev. “Aí já estamos no século XX Prokofiev foi um dos grandes compositores do século XX. É a primeira vez que eu e a Kátia vamos apresentar esse duo, então a gente está bastante ansioso porque é uma música que tem uma dificuldade bastante grande na técnica e nos aspectos camerísticos é um grande desafio”, pontua.

Para fechar o programa será apresentada uma peça que, segundo Oliver, é mais direcionada para o violino mesmo que tenha direcionamentos para o piano. "O grande desafio é para a parte do violino, que é "Variações sobre um Tema Original" de Henryk Wieniawski. Ele foi um dos maiores violinistas da época, que é no final do século XIX”, relata Oliver Yatsufagu sobre o violinista polonês que atuou por toda a Europa. Oliver conta que escolheu esta peça "que é uma peça de alta virtuosidade para o violinista com este acompanhamento do piano que entra fazendo a harmonia, esse colorido, para essa virtuosidade da parte do violino”.

Parceria construída com renovação e amadurecimento

O violista Oliver Yatsufagu conta que na apresentação será a primeira vez que ele e Kátia Balloussier vão tocar Henryk Wieniawski. uma decisão tomada mesmo com pouco tempo para ensaios. “Eu conheci a Kátia a partir do meu professor de violino no Rio de Janeiro. Quando eu tinha 14 anos de idade comecei a ter aulas com o professor Bosisio. Veio um convite para tocar em um recital no Rio e não tinha pianista. O meu professor conversou com a Katia e a partir daí tivemos os primeiros contatos. Eu, como jovem em formação, vejo como uma experiência fantástica, pelo privilégio de tocar com uma pianista formada e que atuava profissionalmente”, conta.

Oliver lembra da alegria de conhecer Kátia pela experiência que ela já tinha com instrumentistas do Brasil e de fora e a partir desta primeira parceria uma união construiu-se entre eles em diversas apresentações. “Para minha felicidade foi aqui em Cuiabá que nos reencontramos. Eu fiquei super contente de voltar a ter um trabalho mais consistente. A gente se entende bem porque ela não é só uma pianista, mas uma pessoa extraordinária”, explica o violinista. Ele conta que mesmo sem o convívio com Kátia Balloussier, eles compartilham experiências em uma inspiração mútua.

Professor exalta Teatro da UFMT

Para o professor de violino da UFMT o período afastado do Teatro Universitário foi muito difícil. “A gente precisa do Teatro porque ele é parte essencial do que a gente faz e do que a gente é. Nossas práticas se constituem com as experiências de palco. A gente compreende toda a situação da pandemia que ainda, infelizmente, segue. Estamos muito contentes de poder voltar ao palco do Teatro que modéstia a parte é uma lindeza”, ressalta Oliver Yatsufagu sobre os dois anos e meio afastado do Teatro Universitário.

O professor destaca ainda o caráter aberto da mostra e do Teatro a partir das apresentações gratuitas. “Para o departamento é uma porta que dá visibilidade aos nossos trabalhos. Não tem como comparar o que a gente fez durante a pandemia com apresentações online, no que a gente pode fazer, com o teatro e os músicos no palco. Para a gente é uma expectativa de apresentar e receber o nosso público”, enfatiza o violinista.

Oliver destaca ainda o concerto do dia anterior, que abre a Mostra do Departamento de Artes. “Pela primeira vez vai ser a turma de Música de Câmara, uma disciplina que está nas nossas graduações de música. Alguns vão se apresentar pela primeira vez no Teatro. É um trabalho que estamos fazendo na disciplina e que será apresentado pela primeira vez lá no teatro”, ressalta sobre a Mostra do Departamento de Artes.


TAGS:FCA PROCEV UFMT DEPARTAMENTO DE ARTES


FOTO: Divulgação

Fonte: Carlos Rocha Jornalista