Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 26 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

INSCRIÇÃO

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Notícias

DESTAQUE: Com praias de água doce e natureza exuberante, Brasnorte entra para o Mapa do Turismo Brasileiro

20/05/2022 às 09:00

 
Rio Juruena atrai amantes de pesca e é garantia de lazer aos turistas que gostam de curtir a natureza.

Rio largo e caudaloso atrai turistas para a pesca 


Os lugares de natureza exuberante levaram Brasnorte a ser incluído no Mapa do Turismo Brasileiro em 2022. Um dos principais pontos turísticos da região é o Rio Juruena, que fica na divisa com o município de Juína.

As praias de areia branca e águas claras tanto nas margens do rio quanto nas ilhas atraem moradores locais, mas o objetivo é fazer com que todos os mato-grossenses conheçam e aproveitem os pontos turísticos do município, segundo o prefeito Edelo Ferrari (UB).

“Nós planejamos colocar Brasnorte na rota turística da região, trazendo assim mais investimentos para o setor do turismo no município”, declara.

Prefeito de Brasnorte, Edelo Ferrari, afirma que Brasnorte é o futuro celeiro de Mato Grosso. 

Uma das medidas tomadas foi a criação do Conselho Municipal de Turismo, em março deste ano.

Além das praias de água doce, o Rio Juruena favorece passeios náuticos e a pesca.

Os turistas ainda podem alugar lanchas, lounge flutuante e banana boat para curtir o lugar.

Outro ponto importante que atrai os amantes da pesca é o Rio Sangue, que conta com praia, píer e garagens para barcos. O rio sediou por muitos anos o tradicional Campeonato Estadual de Pesca ‘Trairão’, que pode voltar a ser realizado.

No Mapa do Turismo Brasileiro, Brasnorte deve atrair investimentos para o setor. 

O secretário de Esporte e Turismo de Brasnorte, Weriky Victor, destaca que por muito tempo a secretaria atuou somente no esporte e neste ano decidiu atuar também no turismo, já que a pasta tem um orçamento específico para o setor.

“Cadastramos Brasnorte no mapa do turismo brasileiro e agora fazemos parte da região de Turismo do Vale do Juruena. Já estamos no site do Ministério do Turismo. Todo mundo sabe que nós existimos e que podemos fazer planos e projetos junto com as cidades vizinhas”, explica.

Segundo ele, o próximo passo é construir espaços turísticos na área urbana e também na área rural, para trazer de volta o famoso Festival de Pesca Trairão, levando o Vale do Juruena para todo o país.

“Através do Conselho Municipal de Turismo já abrimos três subcomissões, uma delas é referente à reformulação da lei municipal de turismo, a segunda do mapeamento dos hotéis e dos restaurantes, e a terceira é para o levantamento das necessidades e obrigações para o Festival de Pesca Trairão”, conta.

No Mapa do Turismo, Brasnorte agora pode desenvolver projetos e submeter aos investimentos estatais e não estatais.

Fonte: Prefeitura de Brasnorte