Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 26 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

INSCRIÇÃO

Prev Next

Notícias

Fórum Estadual Rede Amazônia acontece nesta quarta (7)

06/04/2021 às 11:00

Fórum Estadual Rede Amazônia acontece nesta quarta (7) Fórum é coordenado por pesquisadores da UFMT

ACoordenação do Grupo de Trabalho do Programa Rede Amazônia: Morar, Conviver e Preservar, no Estado de Mato Grosso (GTE-MT), realiza no próximo dia 07 de abril, quarta-feira, das 9 às 18 horas, o I Fórum Estadual – Rede Amazônia (Morar, Conviver e Preservar) – Regularização Fundiária (Urbana) em Mato Grosso: Possibilidades (d)e Ação.

No momento, a organização do I Fórum Estadual tem o objetivo de mobilizar representantes das diversas Instituições envolvidas nos processos de regularização fundiária, oportunidade para construir e ou consolidar redes de discussão, compartilhamento de metodologias sociais e tecnológicas a serem empregadas. Em Mato Grosso, inicialmente, será desenvolvido projeto piloto de regularização fundiária em núcleos urbanos irregulares no município de Nova Ubiratã. As inscrições podem ser feitas pelo link. O Fórum ocorrerá em Sala Virtual Google Meet e transmissão, ao vivo, pelo Canal do Youtube do Grupo de Pesquisa e Extensão ÉPURA/UFMT.

O GTE-MT é composto por integrantes do Grupo de Pesquisa e Extensão – Estudos de Planejamento Urbano e Regional (ÉPURA/UFMT), e coordenado pelos Docentes do Departamento de Arquitetura e Urbanismo / Faculdade de Arquitetura Engenharia e Tecnologia (FAET), Claudio Miranda e Doriane Azevedo. O ÉPURA, há mais de uma década, dedica as suas ações na análise crítica e propositiva das políticas territoriais, com especial atenção aos processos de Regularização Fundiária (Urbana), Assessoria e Assistência Técnica nas Políticas de Habitação de Interesse Social em Mato Grosso.

Como resultado dessa dedicação, o Grupo foi convidado a constituir o GTE-MT, no Programa Rede Amazônia, um convênio entre o Ministério de Desenvolvimento Regional –MDR e a Universidade Federal do Pará. A coordenação da Rede é realizada por Myriam Cardoso, professora da Universidade Federal do Pará. A Rede Amazônia desenvolvera ações de pesquisa e extensão universitária, com capacitações e assistência técnica em regularização fundiária, prevenção de conflitos socioambientais e melhoria habitacional.

A organização do I Fórum Estadual de Mato Grosso – Rede Amazônia, conta ainda com a colaboração do professor Diogo Lima, do Grupo de Pesquisas em Geografia Agrária e Conservação da Biodiversidade do Pantanal – GECA/Departamento de Geografia/UFMT), e da professora Vera Lúcia Marques , Núcleo de Estudos Jurídicos e Pesquisas Ambientais - NEPA – Faculdade de Direito/UFMT.

FOTO: Divulgação

TAGS:FAET

Fonte: Gerência de Imprensa ascom@ufmt.br