Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 26 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

INSCRIÇÃO

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Notícias

EVENTO: Inscrições abertas para o Aquecimento CSBC on-line 2020

13/07/2020 às 10:00

EVENTO: Inscrições abertas para o Aquecimento CSBC on-line 2020 
Evento online, gratuito e com certificado de participação de 8h

OInstituto de Computação (IC), da Universidade Federal de Mato Grosso, organiza o aquecimento para o XL Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC). O evento será nos dias 14, 15 e 16 de julho, às 14h, no horário de Brasília. O objetivo é engajar os interessados em participar do Congresso em novembro, com uma prévia do tema que será abordado.

O CSBC é o maior evento da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) do país e é pela primeira vez sediado no estado de Mato Grosso. O tema deste ano é Artificialmente humano ou Humanamente artificial? Desafios para a sociedade 5.0. A abordagem traz dois conflitos da atualidade, a inteligência artificial (IA)e os avanços sociais, despertando uma reflexão crítica sobre o papel das tecnologias e impacto da sua utilização.

“Os sistemas tentam adotar comportamentos que são humanos, as tarefas são automatizadas seguindo técnicas de IA, mas a gente sente que nem todas elas conseguem ser feitas com um nível de qualidade que respeitem aspectos éticos, morais, aspectos culturais, aspectos legais e isso é muito desafiador”, ressalta a professora Eunice Pereira dos Santos Nunes, da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI).

O Aquecimento CSBC foi elaborado em função da migração do Congresso para o ambiente online e reúne as programações que atraem o maior público do evento. “O interessante nessa programação é que ela é atrativa tanto para alunos quanto para professores, pois aborda a educação básica e o uso de tecnologias na educação”, afirma o docente Cristiano Maciel do Instituto de Computação (IC).

O segundo dia da programação é também de comemoração. “O Programa que nasceu aqui na universidade, Meninas digitais, completa dez anos. Será uma tarde de celebração em que vamos ter parceiros falando um pouquinho do que tem sido feito na área, sobre equidade de gênero”, conclui a professora Karen Figueiredo, do IC.

Confira todos os detalhes na pagina na página do evento.

Confira a programação:

(14/07) Terça-feira: SECOMU (Seminário de Computação na Universidade), discute a Inteligência Artificial através de diferentes perspectivas: da ética, da desinformação, e da educação.

(15/07) Quarta-feira: WIT (Women in Information Technology) & Meninas Digitais, iniciativa da SBC para discutir os assuntos relacionados a questões de gênero e a Tecnologia de Informação (TI) no Brasil.

(16/07) Quinta-feira: WEI (Workshop sobre Educação em Computação), com o objetivo de ser um fórum de debates sobre diferentes temas relacionados às políticas, às diretrizes e experiências de ensino e aprendizagem de Computação.


TAGS:CUIABÁ IC TECNOLOGIA TICS

FOTO: Divulgação

Fonte: Liz Brunetto Bolsista, com supervisão da Gerência de Imprensa