Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 26 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

INSCRIÇÃO

Prev Next

Notícias

UFMT: Com a Corda Toda lê livros infantis sobre a vida de compositores

04/04/2020 às 09:30

 
Durante o período de suspensão das aulas presenciais, o programa de extensão “UFMT com a Corda Toda”, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), iniciou o projeto de contar histórias sobre a infância de compositores consagrados.
A ação ocorre por meio de vídeos publicados no Facebook, em que a coordenadora lê obras relacionadas a um determinado artista.
O objetivo é criar um banco de histórias infantis com livre acesso para todos e entreter as crianças durante o isolamento social.

No início deste ano o programa adquiriu livros baseados nas vidas de compositores enquanto crianças, com o intuito que os alunos lessem antes ou depois das aulas. Por conta da pausa nos encontros presenciais, a leitura por meio dos vídeos tornou-se uma alternativa para manter os estudantes estimulados e absorvendo conteúdo relacionado à música. Já foram lidos livros sobre Heitor Villa-Lobos, Wolfgang Amadeus Mozart, Ludwig van Beethoven, entre outros.
“Uma noite eu decidi ler uma história inspirada na vida de Johann Sebastian Bach e postar no perfil do Facebook. Rapidamente o vídeo teve um alcance muito grande, então comecei a ler uma obra por noite. Algumas professoras entraram em contato dizendo que estavam usando as histórias em atividades enviadas on-line aos alunos das escolas regulares. Recebemos imagens de crianças de Cuiabá, Várzea Grande, Campinas e Porto Velho assistindo aos vídeos”, explica a coordenadora do programa, professora Rubia Naspolini Yatsugafu.
Além das histórias, a docente faz a leitura de poemas, e conta que os vídeos também estão sendo assistidos por adultos. “Ter contato com a literatura, música, enfim, com a arte, é fundamental na formação humana de todos os sujeitos históricos”, afirma.
No momento as obras são apenas narradas pela professora, mas a ideia é introduzir efeitos sonoros e artísticos, linguagem de sinais e a participação de convidados para imergir as pessoas nas histórias e ampliar o acesso ao público.
As próximas leituras serão dos poetas Vinicius de Moraes, Manoel de Barros e Cecília Meireles. As publicações estão sendo diárias na página do programa no Facebook, em breve os vídeos estarão no Youtube.

Assista aos vídeos abaixo:

Johann Sebastian Bach
Joseph Haydn
Georg Friedrich Handel
Wolfgang Amadeus Mozart
Ludwig van Beethoven
Franz Schubert
Robert Schumann
Johannes Brahms
Piotr llitch Tchaikovski
Heitor Villa-Lobos

Fonte: UFMT