Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 26 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

INSCRIÇÃO

Prev Next

Notícias

DESTAQUE: Universitária de MT vence concurso de música tocando clarinete em universidade de SP

12/11/2019 às 06:30

 
Jéssica Gubert Silva tem 28 anos e é de Rondonópolis. Ela conquistou o 1° lugar no concurso promovido na universidade em que estuda o mestrado, na USP.


Estudante de MT ganha concurso de música em São Paulo 

Uma estudante de música de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, venceu um concurso tocando clarinete na Universidade de São Paulo (USP) no estado. Jéssica Gubert Silva tem 28 anos é musicista e está fazendo mestrado. O evento aconteceu no dia 16 de outubro no Anfiteatro Camargo Guarnieri, localizado na própria instituição.

Jéssica conquistou o prêmio de 1° lugar no concurso Nascente, na universidade em que faz o mestrado, na USP. O objetivo da competição em que participou e ganhou, é estimular o fazer artístico dos alunos da instituição. A ideia é fomentar as atividades artísticas, ela participou da categoria erudita, segundo a estudante.


Ela contou que o maior incentivo para participar da competição foi um desafio proposto pelo o professor orientador do mestrado. Após a competição, Jéssica participou de um festival de música em Rondônia (RO) e também tocou em Cuiabá com artistas locais. Para ela todo esse processo e caminhada foi algo especial.

“Ele me disse que eu estava legal, mas precisava fazer arte, fazer música. Me desafiou a ir além, a buscar algo a mais e não só tocar clarinete. Eu precisava ver o que meu corpo dizia sobre isso e para me desenvolver não só pessoalmente, mas musicalmente. Então eu fui atrás e criei minha performance. Foi algo bem diferente e uma ótima experiência, foi incrível, depois disso me tornei outra pessoa” declarou.

Jéssica Gubert Silva tem 28 anos e é musicista de Rondonópolis (MT)  

A jovem contou ao G1 que nasceu na música praticamente. A família sempre foi envolvida com essa arte e desde a infância participou de um grupo musical na cidade onde nasceu. Ela começou a se envolver na música com dois anos de idade, quando entrou em um grupo musical formado por crianças.

Com a infância rodeada pela música e participando desse grupo, ela chegou a viajar para outros países e fez diversas apresentações tocando e cantando. Aos seis anos, começou a fazer aula de música e, segundo ela, não foi uma experiência legal porque não se enxergava como artista musical, pois não acreditava no próprio talento.

Em 2005, o pai investiu nela em um projeto de banda que surgiu na cidade. Ao comprar o instrumento, o pai queria que fosse um trompete, trombone ou saxofone, ela não quis nenhum, mas escolheu o clarinete, que também é um instrumento de sopro. Ela disse que se apaixonou pelo o instrumento e depois de um tempo tocando decidiu investir na música.

Os estudos com o clarinete começaram no Instituto Ciranda, o primeiro professor de música foi o maestro Murilo Alves, atual presidente da instituição. Ela fazia aulas semanalmente quando o professor viajava para o município. Anos depois, se mudou para a capital, mas continuou estudando música.


A estudante Jéssica Gubert Silva de Rondonópolis (MT) tocou clarinete no concurso Nascente na USP

“Sempre fiz piano quando era criança, mas com era algo muito distante, solitário, muito individual ali, mas com o clarinete, a prática da banda e com o coletivo, foi tudo diferente. Sou muita grata ao Murilo pela maneira como ele apresentou a música para mim e a forma de pensar música. A partir daí gostei muito e decidi fazer isso da minha vida” contou emocionada.

Em 2009, a estudante entrou para o curso de licenciatura em música na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), se formou em 2012. No ano de 2013, Jéssica começou a estudar clarinete, no curso de bacharel com o foco no instrumento. Em 2017, foi vencedora do concurso Jovens Solistas de Mato Grosso, concurso promovido pela universidade.


Questionada sobre os caminhos percorridos, Jéssica contou que começou a tocar desde 2005 e que não se vê mais sem ganhar a vida com o clarinete, pois tem muitas coisas ainda para aprender e estudar. O primeiro professor dela, Murilo, que a incentivou e orientou que ela precisava se aprimorar e expandir os conhecimentos, com isso, ela resolveu ir participar de competições e estudar com outros professores.

“Nos primeiros anos eu fazia aulas bem intensas e com aquela vontade de aprender mais, aí chegou um momento que eu precisei dar um próximo passo. Foi onde eu comecei a ir para os festivais de música. Com a caminhada eu conheci meu atual professor orientador, Luís Afonso Montanha, que é uma referência com a prática do clarinete no Brasil”, contou Jéssica.

A jovem estudante tem uma grande experiência em festivais de música, já participou de competições de verão e desde 2010 estuda rotineiramente o instrumento para se especializar ainda mais. Antes de iniciar o mestrado com o atual professor, ela já fazia aulas com ele, pois a partir que começou a investir na carreira, ela buscou ele para ser o mentor.

Para o futuro, ela disse que os planos no momento são concluir o mestrado, que é bem prático e trabalhoso, porque não é só escrever, mas tocar também e após, ingressar no doutorado. Entretanto tem as atividades e projetos musicais que desenvolve dentro da universidade, mas no geral o foco é continuar os estudos para se especializar ainda mais.


Estudante de MT ficou em 1º lugar tocando clarinete em concurso de música em São Paulo 


“Tudo o que aconteceu eu valorizo muito. Ser uma aluna da USP, ter ganhado o concurso, estar lá hoje, não só o prêmio em si, mas o processo para eu chegar até o momento da apresentação. Eu me desafiei e superei meus limites. Tudo foi algo que me enriqueceu muito. Resultado de vários anos de dedicação e minha história no meu estado de coração, Mato Grosso”, manifestou emocionada.

Jéssica divide moradia entre SP e Cuiabá, pois desenvolve projetos sociais na capital mato-grossense. Ela é diretora de desenvolvimento institucional do Instituto Ciranda, lugar onde começou a carreira e tem o maior orgulho de mencionar e agradecer. Para ela ainda há muito caminho para percorrer, mas tudo o que já caminhou e até onde chegou foi graças aos parceiros, como o instituto, a UFMT, a família, os amigos e todos que a deram o apoio e incentivo necessário.

Fonte: G1 MT