Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 19 de Março de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Notícias

COMEMORAÇÃO: Aniversário de 125 anos da Paróquia São Gonçalo do Porto tem procissão, missa, quermesse e shows

10/01/2019 às 07:00

 
Aniversário de 125 anos da Paróquia São Gonçalo do Porto tem procissão, missa, quermesse e shows
A Paróquia São Gonçalo do Porto (ou São Gonçalo do Amarante de Pedro II) realiza, na próxima quinta-feira (10), uma grande festa para comemorar seus 125 anos. O evento terá procissão, missa solene, quermesse com comidas típicas, sorteio do prêmio da rifa, show de Nico e Lau e a tradicional dança de São Gonçalo, com a presença do grupo Flor Ribeirinha.

A igreja de São Gonçalo foi construída em 1781, quando José Carlos Pereira de Souza, um baiano da cidade de Cachoeira, terceiro Juiz da então Vila de Cuiabá, foi chamado à Corte em Lisboa. Com espírito religioso, ele queria deixar sua marca de fiel devoto ao Santo português em Cuiabá.

Ele escolheu o porto pela proximidade com o rio e pela presença de ouro. Ali construiu uma pequena capela, onde foi colocada uma imagem de São Gonçalo, de 1,45 metros, toda talhada em madeira, vinda de Amarante, cidade de Portugal onde nasceu e viveu o santo. No dia 08 de abril de 1843, a Capela foi elevada a Paróquia.

A festa de aniversário da paróquia é sempre realizada no dia 10 de janeiro. Neste ano, são esperadas mais de duas mil pessoas. A concentração começa às 15h30 no Museu do Rio, seguida da procissão às 18h, e da missa solene, às 19h, na igreja.

Depois disso, a programação segue com a quermesse, às 20h30, com comidas típicas, show de Nico e Lau, sorteio do prêmio da rifas, ás 21h30, e encerra com a tradicional dança de São Gonçalo , com a presença do Flor Ribeirinha, ás 22h.

"Há grupos que vem para a procissão, outros procissão e missa, outros ainda procissão-missa e festa, onde acontece a dança tradicional de São Gonçalo, no pátio da Igreja. Dentro dos festejos dos 300 anos de Cuiabá, estamos celebrando o jubileu da chegado dos religiosos Salesianos na cidade – 125 anos de presença na área da evangelização, educação e trabalho missionário. Por isso o ano de 2019 será duplamente festejado no Bairro Porto e cremos em toda Cuiabá", afirma o padre da Paróquia São Gonçalo, Orozimbo de Paula Junior.

De acordo com a assessoria, a festa é famosa pela dança de São Gonçalo e pela forma como os devotos do santo pagam suas promessas. A dança faz parte da cultura do povo cuiabano. Também faz parte da tradição apresentar as crianças recém-nascidas ao Santo.

"É uma honra para nós, eu e minha esposa Leonora, sermos rei e rainha da Festa São Gonçalo 2019. Uma festa de tradição que reflete toda a fé e devoção do povo de Cuiabá, de um Santo protetor, dos ossos, da saúde, considerado o advogado das causas perante a Deus. E ele é o padroeiro da Paróquia São Gonçalo, com a presença dos salesianos há 125 anos em Cuiabá. Será uma grande festa!", convida o rei da festa, o vereador por Cuiabá, Luiz Claudio de Castro Sodré (PP).

Fonte: Da Redação - Isabela Mercuri