Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 26 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

INSCRIÇÃO

Prev Next

Notícias

SEMINÁRIO: PET Conexões realiza seminário VER-SUS Mato Grosso

13/03/2018 às 09:30

SEMINÁRIO: PET Conexões realiza seminário VER-SUS Mato GrossoA Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realiza entre sexta (16) e domingo (18) no Câmpus de Cuiabá a segunda edição do seminário VER-SUS Mato Grosso. Nesta edição, o evento, que é promovido pelo PET Conexões de Saberes “Universidade, Saúde e Cidadania UFMT” com o apoio da Faculdade de Enfermagem (Faen) abordará a temática “Formação em Saúde para as Relações Étnico-raciais”. O evento acontece no auditório da Adufmat.

Durante os três dias do seminário serão debatidos questões como o racismo e suas repercussões na saúde, relações étnico-raciais na formação em saúde, políticas de ações afirmativas e inclusão, as relações étnico-raciais na pesquisa e na extensão universitária, além de atividades culturais, apresentação de trabalhos e premiações.

O evento contará também com a presença de representantes da gestão da UFMT das áreas de graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão e assistência estudantil. Foram convidados como palestrantes pessoas de referência sobre o tema como as professoras Maria Inês Barbosa, Cândida Soares da Costa e Erivã Garcia Velasco, o professor Sergio Pereira dos Santos e os doutorandos Valdeci Mendes e Zizelle Ferreira dos Santos.

VER-SUS
O Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS/Brasil) é um projeto financiado pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-americana de Saúde (Opas), Associação Brasileira Rede Unida, União Nacional dos Estudantes (UNE), entre outras entidades, que tem como objetivo inserir precocemente estudantes universitários, integrantes de movimentos sociais e outras pessoas que se interessam na realidade do Sistema Único de Saúde (SUS), com o intuito de formar profissionais para esse Sistema, comprometidos com seus princípios e que sejam atores transformadores da realidade.

Desde 2012, o VER-SUS/Brasil é realizado em Mato Grosso na modalidade vivência. Muitos de seus egressos, hoje são profissionais da saúde e/ou estudantes de pós-graduação. Em 2015, na cidade de Cuiabá, ocorreu o 1º Seminário VER-SUS Mato Grosso, que discutiu durante seus três dias de duração, a relação “saúde e diversidade”, contando com a participação de representante da OPAS. Em 2017, também em Cuiabá, foi realizado o 1º Encontro VER-SUS Mato Grosso, que além de tratar da saúde e diversidade, foi o primeiro espaço a sistematizar ações do projeto, por meio de um Anais de Trabalhos.

A proposição deste II Seminário VER-SUS MT considerou todo o percurso do VER-SUS em Mato Grosso e do compromisso assumido de dar visibilidade para temas que são pouco explorados nos processos tradicionais de formação – neste caso as relações raciais e a saúde - na intenção de impulsioná-la na perspectiva de uma melhor atuação dos futuros profissionais no Sistema Único de Saúde.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail eversus@gmail.com ou no site do evento.


FOTO: Divulgação


Fonte: UFMT