Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 26 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

INSCRIÇÃO

Prev Next

Notícias

DESTAQUE: Orquestra da UFMT e Flávio Venturini se apresentam em Cuiabá

23/06/2017 às 09:44

DESTAQUE: Orquestra da UFMT e Flávio Venturini se apresentam em Cuiabá 
A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (OSUFMT), acompanhada de Flávio Venturini, serão os protagonistas da primeira edição do projeto “Domingo no Parque”, que acontece neste domingo (25), a partir das 16h, no Parque das Águas, em Cuiabá. A apresentação, intitulada “Concerto das Águas”, pretende apresentar um repertório composto por trilhas de cinema e canções do músico e compositor mineiro.

Segundo, Fabrício Carvalho, maestro da Orquestra, a ideia de unir o popular e erudito é uma premissa da Orquestra Sinfônica da UFMT desde sua fundação, mas que foi intensificado desde 1997, quando assumiu a regência. A ideia, segundo ele, é atrair todos os tipos de público de forma a mostrar um pouco da cultura popular e erudita. “A ideia é misturar estilos, nesse grande caldeirão cultural que é a cultura brasileira, e proporcionar esse novo momento de encontro com uma nova música, uma nova formatação, novos timbres para que, principalmente os nossos estudantes e um público mais jovem tenham acesso a uma nova forma de música.”, observa o maestro.

Flávio Venturini
Flávio Venturini foi integrante dos grupos O Terço e 14 Bis. O músico partiu em carreira solo em 1982, com o disco “Nascente”, aclamado por crítica e público, eternizando canções como “Espanhola” e a faixa título, que hoje já conta com dezenas de regravações de artistas consagrados como Milton Nascimento, Beto Guedes, e, no exterior, por Pat Metheny, Herbie Hancock, Jane Monheit, Jack Dejonette, Charlie Haden e Michael Brecker. Autor da maioria de suas composições, Flavio compôs sucessos em parceria com Renato Russo (“Mais uma vez”), Jorge Vercilo (“Fênix”) e Guarabira (“Espanhola”). Em 2009, lançou o DVD e CD “Não se Apague esta Noite”, com participações especiais de Mart’nália, Marina Machado e Luiza Possi. Seu trabalho mais recente é “Venturini”.

O projeto 'Domingo no Parque' é uma realização do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Prefeitura de Cuiabá e Casa de Guimarães e tem como objetivo promover a cultura local em espaços públicos, possibilitando uma experiência de arte, lazer e músicas.

FOTO: Divulgação



Fonte: UFMT