Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 26 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

INSCRIÇÃO

Prev Next

Notícias

SEMANA SESC DE LEITURA E LITERATURA: A 25 a 30 de abril no Sesc Arsenal -

28/04/2017 às 07:41

Entrada Gratuita

 De 25 a 30 de abril o Sesc Arsenal traz a Semana Sesc de Leitura e Literatura. Pessoas de todas as idades estão convidadas a aproveitar a programação eclética, que vai de oficina a palestra, de espetáculo a intervenção, de exposição a lançamento de livro. Esta nova edição da Semana convida a perceber que a Literatura vai muito além da escrita e da sala de aula.
Literatura é para ser vista, sentida, ouvida e imaginada.
Importante: todos os eventos são gratuitos, mas para as oficinas é preciso fazer inscrição online e alguns espetáculos necessitam da retirada antecipada dos ingressos.

25/04 TERÇA-FEIRA
Oficina – Público Adulto
OFICINA CULINÁRIA POÉTICA COM DEGUSTAÇÃO - CÉSAR OBEID (SP)
O escritor vem estudando no Brasil e no exterior como fazer as pessoas se interessem mais em comer vegetais. Em suas oficinas são feitos versos durante a elaboração das receitas, que são simples, nutritivas, veganas e muito bem temperadas. Público- alvo: Interessados em alimentação natural.
25 de abril das 18h às 22h
Inscrição pelo link http://bit.ly/culinaria-poetica

OFICINA CONTAR HISTÓRIAS – VANGUARDA DA MEMÓRIA - SUZANA NASCIMENTO (RJ)
Em tempos em que a escuta vale ouro, a oficina oferece instrumentos técnicos e sensíveis que visam aguçar e exercitar a percepção sobre a oralidade.
Atriz, autora, diretora, apresentadora e contadora de histórias. No TEATRO, Calango Deu! Os causos da Dona Zaninha (monólogo, atriz e autora) recebeu Prêmios de Melhor Atriz, Melhor Espetáculo e Melhor Cenário nos festivais de teatro FITA e Cena Contemporânea, dir. de Isaac Bernat.
Turma I: 25, 26, 27 e 28 de abril das 18h às 22h.
Turma II: 29 e 30 de abril das 14h às 20h
Inscrição pelo link http://bit.ly/vanguarda-memoria

LANÇAMENTO DO LIVRO SABICHÕES – MARTA COCCO (MT)
Classificação indicativa: Livre
O livro “SaBichões”, da escritora Marta Cocco, será lançado no dia 25 de abril, na área climatizada da choperia, no Sesc Arsenal.
25 de abril às 19h - Choperia

ARTE DA PALAVRA – REDE SESC DE LEITURAS
PALESTRA COM JACQUES FUX (BH) E MARCELO MALUF (SP) – MEDIAÇÃO DIVANIZE CARBONIERI (MT)
Circuito nacional de escritores, voltado para a valorização e divulgação nas diferentes comunidades literárias, onde as obras serão lidas localmente antes da chegada dos autores, a fim de enriquecer o debate no encontro com os leitores.
Marcelo Maluf é escritor e professor de criação literária. Mestre em Artes pela Unesp. Escreveu o livro de contos “Esquece tudo agora" (Terracota, 2012) e o infantil “As mil e uma histórias de Manuela” (Autêntica, 2013), entre outros. Em 2015, publicou o romance “A imensidão íntima dos carneiros” (Editora Reformatório), livro finalista do Prêmio da Associação Paulista de críticos de Arte (APCA, 2015), finalista do Prêmio Jabuti (2016) e Vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura (2016), na categoria estreante com mais de 40 anos.
Jacques Fux é doutor em Literatura Comparada pela UFMG e pela Université de Lille 3. Foi pesquisador visitante na Universidade de Harvard. Pós-doutor em Teoria Literária. Publicou: Literatura e Matemática: Jorge Luis Borges, Georges Perec e o OULIPO, vencedor do Prêmio Capes pela melhor tese do Brasil e finalista do Prêmio APCA. Venceu o Prêmio São Paulo de Literatura com Antiterapias. Publicou ainda: Brochadas: confissões sexuais de um jovem escritor e Meshugá: um romance sobre a loucura (José Olympio, 2016).
25 de abril às 19h30 - Cinema

OFICINAS – PÚBLICO ADULTO
NARRAR O EU: OFICINA DE NARRATIVAS AUTOFICCIONAIS - JULIÁN FUKS (SP)
Híbrido entre a ficção e a autobiografia, um novo gênero parece ganhar destaque: a autoficção. A oficina vai explorar exemplos do gênero, transformando-os em pontos de partida para a elaboração de textos próprios. Entre exercícios de leitura e de escrita, tentaremos responder algumas questões principais: Como encontrar o conflito pessoal que sirva ao narrar? Como esmiuçar literariamente a memória e a vivência cotidiana? Como encontrar a linguagem adequada ao íntimo, à investigação da privacidade?
Escritor e crítico literário, Julián Fuks é autor do romance autoficcional “A resistência” (Companhia das Letras), ganhador do prêmio Jabuti de livro do ano de 2016 e segundo lugar no Prêmio Oceanos. É autor também de “Procura do romance” e “Histórias de literatura e cegueira”, obras finalistas dos mesmos prêmios. É doutor em Teoria Literária pela USP, onde estudou a teoria e a história do romance. Foi escolhido pela revista Granta como um dos vinte “melhores jovens escritores brasileiros”, e pelo Programa Rolex de Artes para escrever seu próximo livro sob a tutoria do escritor moçambicano Mia Couto.
25 a 28 de abril - das 18h às 22h e Carga horária: 16 horas.
Inscrição pelo link http://bit.ly/narrar-o-eu

26/04 - QUARTA-FEIRA
MAANAPE, JIGUÊ E MACUNAÍMA – SÉRGIO BELLO (SC)
Classificação indicativa: Livre
Tendo como ponto de partida os nomes de Macunaíma e seus dois irmãos, este espetáculo de contação de histórias parte da alegoria construída por Mário de Andrade acerca das nossas origens étnicas fundamentais: indígena, africana e europeia. A partir da narração do trecho inicial da obra “Macunaíma”, do nascimento do herói até o banho na água encantada que o transforma em branco, seu irmão Jiguê em índio e Maanape que permanece negro, são narrados contos da tradição oral indígena, africana e europeia.
26/04 | 20h | Teatro Sesc Arsenal

27/04 – QUINTA-FEIRA
EXPOSIÇÃO LITERÁRIA PERALTAGENS - OS TAPETES CONTADORES DE HISTÓRIAS (RJ)
Classificação indicativa: Livre
É uma exposição interativa do acervo do grupo carioca Os Tapetes Contadores de Histórias, composto por tapetes, malas, avental, livros e caixas de pano que servem de cenários para os contos populares do mundo inteiro e obras de importantes autores da literatura brasileira como Manoel de Barros, Graciliano Ramos, Ana Maria Machado e Ricardo Azevedo. Tais cenários de tecido foram costurados na França, Brasil e Peru e integram há 18 anos o acervo pessoal do grupo.
Abertura: 27 de abril às 18h30 - Foyer do Teatro

MINIMARATONA DE HISTÓRIAS
Apresentações de narração de histórias para todos os públicos, com duração de 3 horas ininterruptas.
Mestre de Cerimônia: Tibanaré (MT)
19h - O Barbante e a Rima (César Obeid - SP)
19h30 - Contos de Mané (Teatro de Brinquedo - MT)
20h - Historiando com Eva Furnari (Vinícius Rangel - MT)
20h30 - Causos de Alumbramento (Suzana Nascimento – RJ)
21h - Contos Fantásticos da Ilha de Santa Catarina (Sérgio Bello - SC)
21h30 - Viola Apavorada (Paulo Freire - SP)
27 de abril a partir das 19h - Teatro

28/04 – SEXTA-FEIRA
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
HISTÓRIAS DE OUTROS POVOS – OS TAPETES CONTADORES DE HISTÓRIAS (RJ)
28 de abril às 19h - Foyer do Teatro
Retirar ingressos com 1 hora de antecedência. Capacidade: 40 pessoas.

ESPETÁCULOS PARA PÚBLICO ESPONTÂNEO
CARNE – UMA NARRATIVA SOBRE A MEMÓRIA - SOLTA CIA DE TEATRO (MT)
Classificação indicativa: 12 anos
É uma performance construída a partir da literatura documental, que retrata a resistência e resignação humana, por meio de ditaduras e opressões históricas. O trabalho preza pela autobiografia, pelo autorretrato verbal, por descrições documentais autorais, através de vozes distintas em épocas e cenários dessemelhantes.
Criação e atuação: Everton Britto (MT), Luciano Paullo (MT) e Yandra Firmo (MT)
Direção: Yandra Firmo (MT)
Estratégias Audiovisuais: Gilson Costta (MT)
Desenho de Luz: Everton Britto (MT)
Designer Gráfico e Fotografia: Fred Gustavos (MT) e João P. Fernandes (MT)
Cenografia e Figurinos: SOLTA Cia de Teatro (MT)
28 de abril às 20h - Teatro
Retirar ingressos com 1 hora de antecedência.

ESPETÁCULO VIOLA BRASILEIRA COM PAULO FREIRE (SP)
Classificação indicativa: Livre
Nesta apresentação o violeiro traz a música de viola do sertão e a sua transformação no atual panorama da cultura brasileira. Além de contar causos envolvendo nossa mitologia. Paulo Freire aprendeu a tocar viola no sertão do Urucuia, noroeste de Minas Gerais - região que inspirou João Guimarães Rosa a escrever o romance “Grande Sertão: Veredas”. Vem participando de diversas atividades relacionadas à contação de histórias e criou um estilo muito característico de tocar viola e contar causo.
28 de abril às 21h - Jardim

29/04 - SÁBADO
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
HISTÓRIAS DE OUTROS POVOS - OS TAPETES CONTADORES DE HISTÓRIAS (RJ)
Classificação indicativa: Livre
29 de abril às 18h e às 19h - Foyer do Teatro

INTERVENÇÃO LITERÁRIA
PEQUENO PRÍNCIPE SENSORIAL – GRUPO SENSUS (SP)
Classificação indicativa: Livre
O Pequeno Príncipe Sensorial, é uma performance “ambulante”. O público é convidado a percorrer um trajeto conduzido pelos atores que, além de guiá-los, interpretam textos da obra de Antoine de Saint-Exupèry, e os estimulam sensorialmente pelo tato, olfato e audição. Por utilizarmos a plateia vendada, o Pequeno Príncipe e todo seu simbolismo, dialoga com a linguagem do Sensus, especialmente quando diz: “o essencial é invisível aos olhos”. Valores como amizade, amor e caráter são introduzidos de forma poética nesta obra encantadora que emociona crianças e adultos.
29 de abril às 18h - Salão Social

ESPETÁCULOS
INHAMOR – THEREZA HELENA (MT)
Classificação indicativa: Livre
O que regula a geografia do corpo? Por que não as gordinhas nas selfies de praia? Enquanto prepara um pão de inhame, a atriz Thereza Helena se apropria da comida e dos utensílios mais simples para narrar a história de uma mulher cujas medias saem dos padrões socialmente aceitos, que passa as férias reclusa diante da TV enquanto todos vão à praia. As etapas da receita emulam seu processo de fuga e enfrentamento. A metamorfose é concluída com o pão de inhame assado e servido ao público. São apenas 12 lugares por sessão, a fim de proporcionar uma experiência intimista.
29 de abril às 19h- Teatro de Formas Animadas

O SOM QUE O VENTO CONTA – ESTELA CEREGATTI (MT) E JHON STUART (MT)
Classificação indicativa: Livre
Sabe aqueles contos que a gente não sabe ao certo de onde vêm, ou quem os contou? Eles aparecem e se enraízam no tempo, como se viessem pelo ar - como um sussurro do vento que chega aos ouvidos sedentos do povo. É ai que esses ouvintes repassam então cada conto, de geração em geração. Pois bem, o espetáculo “O SOM Que o Vento CONTA” é uma viagem musical através de contos populares de tempos remotos e atuais. Estela Ceregatti e Jhon Stuart, cuidadosamente entoam estórias musicadas, e como num passe de música, eternizam algumas - escolhidas a dedo pela dupla.
Criação: Estela Ceregatti e Jhon Stuart
Adaptação textual: Estela Ceregatti
Trilha Original: Jhon Stuart e Estela Ceregatti
29 de abril às 20h - Jardim

30/04 - DOMINGO
ESPETÁCULOS
FIU-FIU! - GRUPO TIBANARÉ (MT)
Classificação Indicativa: Livre
Espetáculo destinado ao público infantojuvenil inspirado no cotidiano dos pássaros. Numa narrativa não linear, fazem uma abordagem sobre o amor, numa perspectiva de encontros e desencontros e a superação de frustrações por meio de uma linguagem corporal própria e movimentos precisos, personificados em dois pássaros cômicos, lúdicos e únicos.
30 de abril às 18h - Teatro

INHAMOR – THEREZA HELENA (MT)
Classificação indicativa: Livre
O que regula a geografia do corpo? Por que não as gordinhas nas selfies de praia? Enquanto prepara um pão de inhame, a atriz Thereza Helena se apropria da comida e dos utensílios mais simples para narrar a história de uma mulher cujas medias saem dos padrões socialmente aceitos, que passa as férias reclusa diante da TV enquanto todos vão à praia. As etapas da receita emulam seu processo de fuga e enfrentamento. A metamorfose é concluída com o pão de inhame assado e servido ao público. São apenas 12 lugares por sessão, a fim de proporcionar uma experiência intimista.
30 de abril às 19h - Teatro de Formas Animadas

A ARTE DE CANTAR E CONTAR HISTÓRIAS – BIA BEDRAN (RJ)
Classificação indicativa: Livre
Sempre mesclando a linguagem artística com sua experiência enquanto arte-educadora, Bia apresenta seus contos e cantos em formato de um pocket-show ao lado de sua equipe de músicos que a ajudam a traduzir toda a brasilidade contida em sua obra musical, hoje constituída de 9 cds infantis e dois DVDs. Também escritora de 13 livros lançados pelas editoras Nova Fronteira e Lê, Bia conta suas histórias autorais além de obras de grandes autores de nossa literatura, como “Macaquinho”, de Ronaldo Simões Coelho e “ Campo Santo”, adaptação de conto popular, ambas histórias que se tornaram um marco da arte de cantar e contar através de sua performance artística.
30 de abril às 20h - Jardim

Fonte: sescmatogrosso