Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 26 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

INSCRIÇÃO

Prev Next

Notícias

150 ANOS: Aniversário de Rondon será comemorado com extensa programação

05/03/2015 às 11:12

 
Memorial Rondon, em Mimoso deverá receber 500 pessoas no dia 05 de maio

Em reunião nesta quarta-feira (04.03), a comissão do Governo do Estado que cuida dos preparativos para as comemorações do aniversário de 150 anos do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon - o Marechal Rondon – formularam o primeiro esboço das festividades e homenagens ao mato-grossense devem acontecer ao longo do ano.

O destaque será para os eventos marcados para o dia 05 de maio, dia do aniversário de Rondon. A comunidade de Mimoso, localizada no município de Santo Antônio do Leverger, onde nasceu o Marechal Rondon, será o palco das comemorações especiais. Haverá homenagens do Governo do Estado, dos Poderes Executivo e Legislativo do Município, da Assembleia Legislativa e do Exército Brasileiro.

As festividades começam logo pela manhã com uma alvorada em Cuiabá. Uma grande comitiva de autoridades devem se encaminhar para Mimoso, onde ocorrerá uma sessão conjunta dos Legislativos.

O secretário de Cidades, Eduardo Chiletto, disse que a empresa que constrói o Memorial Rondon garantiu que a estrutura estará coberta e com piso para receber os eventos em homenagem ao grande mato-grossense.

O Exército Brasileiro deve realizar uma formatura de mais de 200 soldados no dia do aniversário de Rondon, além da fazer um grande desfile pela comunidade de Mimoso.

O dia de festas será encerrado com apresentações culturais e um grande baile que deverá marcar a data dos 150 anos do Marechal Rondon.

O secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, disse que o governo trabalha para que as comemorações sejam à altura do que Rondon representa para o Brasil. "Para o governador Pedro Taques essa reunião é de grande importância. O governador pediu para agradecer essa canalização de tantas pessoas nos trabalhos pelas comemorações dos 150 anos de Rondon", disse.

Na reunião, o ex-deputado estadual Paulo Moura prometeu repassar ao Governo do Estado a casa em que o Marechal Rondon nasceu. Paulo Taques agradeceu o gesto do ex-parlamentar e disse que nos próximos dias vai buscar viabilizar para que a doação ocorra no dia 05 de maio.

Pela primeira vez a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participou das discussões, o representante do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, João Carlos Vicente Ferreira, garantiu que a universidade vai entrar no evento com todo seu aparato físico e intelectual.

Fonte: THIAGO ANDRADE / Redação/Gcom-MT