Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 14 de Maio de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Notícias

FLORA E FAUNA: Mãe Bonifácia e Massairo Okamura são formados pela vegetação do cerrado

13/06/2014 às 11:12

FLORA E FAUNA: Mãe Bonifácia e Massairo Okamura são formados pela vegetação do cerradoZoológico da UFMT tem mais de 400 animais entre aves, répteis e mamíferos.

Parque Mãe Bonifácia, área verde e principal local de lazer e esportes da cidade.

Os turistas que visitarem Cuiabá para assistir aos jogos da Copa do Mundo poderão conhecer parte da flora e da fauna do estado visitando os parques estaduais Mãe Bonifácia e Massairo Okamura, e o Zoológico da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Os locais são opções de turismo ecológico e gratuito da capital.

Com cerca de 77 hectares de cerrado, o parque estadual Mãe Bonifácia foi inaugurado em dezembro de 2000. O nome é uma homenagem a uma negra alforriada que viveu na capital mato-grossense no final do século XIX e que teve papel importante na luta dos escravos daquela época. No local, há pista para caminhada e corrida, mirante, trilha de areia, aparelhagem para exercícios físicos, parque infantil, concha acústica e abriga diversos eventos ao longo do ano.


Entre as espécies da flora presentes no maior parque de Cuiabá estão: farinheira; sete cascas; lixeira; angico; barbatimão branco; ingá; algodãozinho e sucupira preta. Além disso, o local abriga animais como preá, cobras, beija-flores, curiós e canários-da-terra. O local fica no Bairro Quilombo e pode ser visitado diariamente das 6h às 18h.

De acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), existem algumas restrições ao público do parque, como a não utilização de equipamentos de som sem prévia autorização, não acender fogo em qualquer local, e não introduzir animais domésticos na área. Também não é permitido trafegar com veículos automotores, patins, bicicletas ou similares nas pistas para pedestres.

O fotógrafo Nicélio Silva registrou o momento em que uma família de saguis se encolhia em cima de um galho de uma árvore, dentro do Parque Massairo Okamura, em Cuiabá. Nicélio disse que tentava fotografar aves no parque e acabou encontrando os macacos.

Os Saguis podem ser observados no Parque Massairo Okamura, em Cuiabá.

Parque Massairo Okamura

Também formado pela vegetação do cerrado, o parque estadual Massairo Okamura possui uma área de mais de 53 hectares e pode ser acessado pela Avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA). Foi inaugurado em 2001, e o nome é uma homenagem a um vereador que foi sócio-fundador da Sociedade Cuiabana de Proteção ao Meio Ambiente, primeira organização não governamental ambientalista registrada em Cuiabá, em 1977. Além disso, de acordo com a Sema, ele foi presidente do Conselho Regional dos Escoteiros de Mato Grosso e diretor da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Cuiabá. Defensor do meio ambiente, lutou pela concretização da Reserva Ecológica da Morada do Ouro.

Localizado no bairro Morada do Ouro, o parque protege a nascente do córrego do Barbado. As restrições são as mesmas do parque Mãe Bonifácia. Os visitantes poderão conferir no local trilhas pavimentadas para caminhada, mirante, auditório e aparelhagem para exercícios físicos. O parque está aberto diariamente das 6h às 18h.
Zoológico da UFMT em Cuiabá - 11

Zoológico fica dentro do campus da universidade federal em Cuiabá.


Zoológico da UFMT

O Zoológico da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), criado em 1977, abriga animais representantes dos principais sistemas naturais presentes no estado, que são da floresta amazônica, cerrado e pantanal, como onça-pintada, jacarés, araras e tamanduás. De acordo com a universidade, cerca de 300 pessoas circulam pelo local nos finais de semana.

Cerca de 400 animais vivem no local, sendo eles de mais de 60 espécies de répteis, mamíferos e aves. O zoológico funciona de terça-feira a domingo, das 8h às 17h, dentro do campus da UFMT em Cuiabá, localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, Bairro Boa Esperança.


FOTO:  Renê Dióz/G1

Fonte: Do G1 MT