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MOBILIDADE URBANA: Quatro VLTs estão no Porto Seco de Cuiabá

03/01/2014 às 08:02

MOBILIDADE URBANA: Quatro VLTs estão no Porto Seco de Cuiabá Os veículos foram transportados por 12 carretas do Porto de Santos até o Porto Seco, de onde serão levados ao Centro de Manutenções, em Várzea Grande

Quatro composições do VLT chegam no Porto Seco em Cuiabá

Já estão no Porto Seco de Cuiabá mais quatro Veículos Leve sobre Trilhos (VLTs), totalizando cinco composições em solo mato-grossense. As 12 carretas que transportam os trens saíram do Porto de Santos na sexta-feira (27.12) e começaram a chegar no Porto Seco Cuiabá na terça-feira (31.01).

O processo burocrático para liberação dos veículos está em andamento e a expectativa é que as composições sejam encaminhadas nesta sexta-feira (03.01) ao pátio de estacionamento do VLT no Centro de Manutenções, em Várzea Grande.

O processo logístico, planejado e executado pela MAC Logistic, foi o mesmo do primeiro veículo, que chegou em Cuiabá no dia 6 de novembro e entregue no CM dois dias depois. A empresa é especializada em logística integrada e carga projeto, com 28 anos de mercado, e foi contratada pelo Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande. Os trens foram fabricados e embarcados pela CAF Brasil, uma das empresas integrantes do Consórcio VLT, e responsável pelo fornecimento do material rodante (trens e sinalização ferroviária).

Assim como na viagem do primeiro VLT, as carretas viajam apenas durante o dia, com uma velocidade média de 40 km/h e monitoramento via satélite 24 horas por dia, durante todo o trajeto. A distância entre Santos e Cuiabá é de aproximadamente 1.800 quilômetros.

Sobre os VLTs - Ao todo serão entregues 40 VLTs, sendo que a última carga está prevista para chegar a Cuiabá em maio de 2014. Cada VLT é composto por sete módulos, com capacidade para transportar até 400 pessoas (por veículo). Entre os benefícios do novo modal está a oferta de um serviço de transporte público regular e de qualidade, confiável, confortável e seguro; redução da emissão de gases poluentes (pois é elétrico, com subestações próprias) e de ruídos; além de integrar o aeroporto à rede hoteleira e ao centro histórico de Cuiabá.


FOTO: Reprodução

Fonte: Assessoria / Secopa