Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 26 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

INSCRIÇÃO

Prev Next

Cidades / Campo Novo do Parecis

A Terra de oportunidades

 Uma terra de grandes oportunidades

A maior planície agricultável do planeta e também dos Municípios em Franco desenvolvimento e expansão de Mato Grosso. Localizada em um cruzamento de rodovias de escoamento da produção, está posicionada hoje na primeira posição do ranking de desenvolvimento de uma microrregião de cinco municípios no Médio Norte Mato Grosso.
A história de Campo Novo do Parecis se confunde com a de outros municípios e sua região. Basicamente tem ligação com a passagem do Marechal Cândido Rondon por Mato Grosso, quando em 1907 buscava o Rio Juruena e acabou por si se deparar com a famosa cachoeira Salto Utiariti, que hoje compõem a área territorial do município.
A primeira notícia do ponto onde se inicia a história de Campo Novo do Parecis - ou o que futuramente seria um município - tem a ver com serviços de linha telegráfica que começaram a ser explorados na região: uma na direção ao Oeste (Utiariti e Juruena), e outra para Leste (Capanema e Ponte de Pedra).
Mais tarde, em 1914, o ex-presidente dos Estados unidos, Theodore Roosevelt, também esteve ontem Cândido Rondon pisou, em viagem para Amazônia na região onde seria Campo Novo.
Apesar de ilustres visitas, não existe ainda sequer um embrião do município e sua cooperação começou mesmo 60 anos depois, quando na década de Imigrantes da região sul do país começaram a buscar novas terras e oportunidades no tão famoso Mato Grosso em pouquíssimo tempo (menos de 32 anos), Campo Novo se mantém na posição de uma terra de grandes oportunidades.

Fonte: Fatormt.com.br

http://fatormt.com.br/campo-novo-do-parecis