Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 15 de Julho de 2.019

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Clique

Prev Next

Cidades / Figueirópolis D'Oeste

Informações

Site Oficial / Official Site / Sitio Oficial: http://www.figueiropolisdoeste.mt.gov.br/

População / Population / Población: 3.805 habitantes (IBGE/2010)

Área / Area / Área: 894,1 Km²

Distâncias / Distance / Distancias: 406 Km

Limites / Borders / Límites: Jauru, Porto Esperidião, São José dos Quatro Marcos e Indiavaí.

Denominação dos Habitantes / Name of Inhabitants / Nombre de los Habitantes: Figueiropolitanos ou Figueiropolenses-do-oeste

Aniversário do Município / Anniversary of the City / El nacimiento de la ciudad de: 19 de Março

Prefeito / Mayor / Alcalde: Eduardo F. Vilela

CEP / ZIP: 78290-000

Galeria de Fotos

  • Figueirópolis D'Oeste
  • Figueirópolis D'Oeste
  • Figueirópolis D'Oeste
  • Figueirópolis D'Oeste
  • Figueirópolis D'Oeste
  • Figueirópolis D'Oeste
HISTÓRICO

A partir da década de sessenta, se tornou um promissor negócio a colonização em Mato Grosso. Apoiadas por incentivos federais e pela facilidade de obtenção de grandes áreas próprias para a colonização, grande número de empresas, principalmente do sul do país, e já com experiência comprovada, lançaram-se ao novo negócio. Essa atuação empresarial foi decisiva para a mudança do contexto econômico e social de Mato Grosso.

A família Figueiredo ocupou-se da colonização da região de Figueirópolis, tendo a frente o bravo desbravador e pioneiro paulista, José Joaquim de Azevedo Figueiredo.

A história do município se confunde com a da família Figueiredo, haja visto que o próprio nome da cidade, Figueirópolis, é referência ao seu sobrenome. Trata-se de homenagem ao ato de pioneirismo demonstrado por valorosos homens e mulheres que criaram uma cidade numa região até então inóspita e indevassável.

Em 1978, foi instituído o distrito de Figueirópolis. O município foi criado em 13 de maio de 1986, através da Lei Estadual nº 5.015. Foi acrescentado o termo "d’Oeste" para localizá-lo geograficamente em relação ao Estado de Mato Grosso e diferenciá-lo de município homônimo no Estado de São Paulo.


CRÉDITOS: Mato Grosso e Seus Municípios, Autor: João Carlos vicente Ferreira - Cuiabá: Buriti, 2004. Anuário Estatístico de Mato Grosso 2005, Associação Mato-Grossense dos Municípios-AMM
Data de publicação: 30/01/2008

Fonte: www.seplan.mt.gov.br