Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 5 de Outubro de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

III Mostra Ara Arte

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Ártico Pocket | CUIABÁ

Prev Next

Cidades / Conquista D'Oeste

Informações

Site Oficial / Official Site / Sitio Oficial: http://www.conquistadoeste.mt.gov.br/

População / Population / Población: 3.388 habitantes (IBGE/2010)

Área / Area / Área: 2.647,2 Km²

Distâncias / Distance / Distancias: 571 Km

Limites / Borders / Límites: Vila Bela da Santíssima Trindade, Porto Esperidião, Jauru, Barra do Bugres, Tangará da Serra, Campos de Júlio, Nova Lacerda.

Denominação dos Habitantes / Name of Inhabitants / Nombre de los Habitantes: Conquistense

Aniversário do Município / Anniversary of the City / El nacimiento de la ciudad de: 26 de Dezembro

Prefeito / Mayor / Alcalde: Maria Lucia de Oliveira Porto 2021-2024

CEP / ZIP: 78254-000

Galeria de Fotos

  • Conquista D'Oeste
  • Conquista D'Oeste
  • Conquista D'Oeste
  • Conquista D'Oeste
  • Conquista D'Oeste
  • Conquista D'Oeste
HISTÓRICO

CONQUISTA D'OESTE - 1985 a 1992

Em 1985 existia a fazenda conquista nessa região onde o Sr. Eliúde Alves da Silva (popularmente conhecido como Leu), era funcionário e morava com sua esposa e seus filhos. Que sempre estava atento com o que acontecia em sua volta, inclusive da grande extensão de terra devoluta e sem uso para produção agrícola. Ao perceber a fertilidade do solo e a não exploração da terra, despertou o interesse em explorá-la já que os donos residiam em São Paulo e pouco dava importância para essa finalidade, passando muito tempo às vezes sem vir visitá-las. Sendo assim, o Léu destinou-se até a serra da borda, localizada em Pontes e Lacerda e convidou alguns homens a ocuparem e desbravarem aquela área, onde em seguida o Sr. Antonio Severino juntamente com alguns colegas tiveram a mesma atitude, pois foram os dois homens que na qual comandavam a ocupação. Com dois pontos de referencia localizada as margens direitas da BR 174 a turma do Leu e do lado esquerdo a turma de Antonio Severino. A partir daí começou-se a definição dos lotes e os barracos.

Neste mesmo ano de 1985, quando parecia tranqüilo o Senhor Deusdete de Arruda juntamente com Luiz Baciga que se destinavam para visitar suas famílias na serra da borda, conforme costumavam ficar em média 15 dias na ocupação e 15 dias em casa, logo foram surpreendidos. No momento que iam embarcar no ônibus por uma Toyota do exército com alguns homens que deram voz de prisão, levando-os até o ponto de apoio, onde alguns colegas já se encontravam detidos.

Os policiais o detiveram Luiz Baciga na Toyota para mostrar onde estavam os barracos dos demais companheiros, seguindo na estrada que hoje liga centro de Conquista a Serra. Onde foi humilhado e torturado até chegar ao barraco, pois a Toyota ficou escondida no mato enquanto eles caminhavam lentamente mata dentro por uma picada até chegar ao encontro esperado do senhor Antonio Severino que veio ser detido juntamente com outros homens. Neste mesmo dia a polícia saiu para prender o Leu, mas encontrou apenas a esposa, filhos e uma senhora grávida com duas crianças no barraco. Com isso os policiais ficaram aguardando a chegada do então responsável pela ocupação, que foi surpreendido e preso juntamente com todos que ali estavam presentes.

No decorrer desses acontecimentos o senhor Floilaz da Silva Murtinho, um dos ocupantes, que por sorte encontrava-se na cidade mãe (Pontes e Lacerda), conhecido como vaiz, ficou sabendo do que estava ocorrendo. Antes que os policiais chegassem até ele, rapidamente buscou apoio do Deputado Estadual José Lacerda para liberação dos companheiros conforme consta nos depoimentos, conseguindo apoio total e finalmente à liberdade dos colegas. Com exceção do Senhor Eliúde Alves da Silva, que ficou preso por mais alguns dias, sendo necessário à contratação do advogado Dr. Sinomar Resende Silva, que diante do seu trabalho conseguiu a liberdade do mesmo.

Com isso o José Lacerda apoiou a ocupação, garantindo que ninguém viria para expulsa-los da terra, assegurando a permanencia no local e o desenvolvimento da agricultura. Tendo como fonte principal de economia o cultivo da banana. Sendo assim, continuaram apenas comentários que o fazendeiro iria tomar as terras de volta, ocasionando sempre a dúvida do direito adquirido pela terra. Mas graças a Deus e o apoio de José Lacerda e a resistência dos desbravadores tudo ocorreu conforme o esperado.

A partir daí a noticia surge conforme o passar do tempo despertando interesse em muitas pessoas que passavam por esta região e que transmitia a notícia por onde passavam aumentando cada vez mais o interesse das pessoas que sonhavam com uma terra produtiva, de subsistência e acima de tudo moradia própria.

Uma das pessoas popularmente conhecida que na qual queremos destacar pela função desenvolvida nesta localidade é o Sr. Odélio de Freitas, que tinha intenções de comprar terras no município de Nova Lacerda, mas pretendeu comprar terras em Conquista D Oeste devido verificar a fertilidade do solo, quando retornou a Goiás para buscar sua família e finalmente passar a residir nesta comunidade.

Como na ocupação tudo parecia tranqüilo então as famílias já começam a ampliar seus barracos e finalmente a construírem seus lares definitivos, ocasionando a necessidade do desenvolvimento da educação. Em 1987 a senhora Dorvalina Nunes começou a lecionar em um barraco próximo a sua casa, enquanto a senhora Maria José da Silva, filha de Zé Lagoa foi lecionar também próximo à casa de seus pais pouco tempo depois, oferecendo o ensino aprendizagem para que todos os moradores pudessem freqüentar a escola, devido os barracos serem distantes uns dos outros.

No ano de 1988 os moradores resolveram a criar a associação para reivindicar seus direitos em busca de apoio político e melhoria de vida. Neste mesmo ano em uma conversa próximo ao antigo posto telefônico, pelos senhores Onório Braga e Odélio de Freitas, surgiu à idéia de formar uma vila, conforme veio ser a pauta principal da reunião seguinte, em que todos concordaram e discutiu sobre o nome a ser denominado a vila, surgindo algumas idéias, mas a que veio prevalecer é a que se denominou o atual município Conquista D` Oeste. Idéia segundo os depoimentos, Conquista devido ter sido uma ocupação sem conflitos ocasionados em mortes e etc., e D`Oeste, devido está localizado na Região Centro Oeste.

A partir daí houve a necessidade de buscar apoio político para a realização da demarcação da área e abertura das ruas e avenidas. Quando conseguiram o apoio de Dauri Mariano que era Prefeito de Pontes e Lacerda e do Governador do Estado Carlos Bezerra, que vieram cumprir com seus deveres, deixando a disposição do senhor Odélio maquinários e combustível, além de contratar um engenheiro conhecido como Dr. Ricardo para fazer a planta da vila, além de acompanhar toda demarcação. A partir daí surge à vila e começa a construção das casas. Segundo depoimentos, a primeira casa a ser construída foi do senhor Levino, que residia em Lucialva, chegando no dia 22 de Dezembro de 1988, uma obra rara na comunidade, pois é pré fabricada, sendo desmontada em Lucialva e montada onde sua família reside até hoje.

Assim inicia-se o desenvolvimento da vila. Através da doação de alguns fundadores sem bens lucrativos, como o Senhor Chico Sardinha, doando a área para construção da igreja, ganhando como homenagem de seu nome Francisco, o padroeiro da cidade São Francisco de Assis. Um outro doador foi o senhor Froilaz da silva Murtinho, conhecido como Vaz, enquanto os demais recebiam certa porcentagem pela venda dos terrenos.

Com novas construções e o aumento populacional foi aumentando, quando chegou até esta vila em 1991 Walmir Guse, que residia na cidade de Jauru - MT, acabava de comprar a serraria do senhor Toninho tendo como Razão Social incomasca. A partir daí Walmir Guse , candidatou-se pela primeira vez para pleitear uma cadeira na câmara de vereadores por Pontes e Lacerda, cidade a qual a comunidade pertencia, sendo eleito e assumindo a cadeira no de 1992. Passando a defender os interesses de Conquista D`Oeste.

Fonte: www.mteseusmunicipios.com.br/