Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 26 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

INSCRIÇÃO

Prev Next

Cidades / Bom Jesus do Araguaia

Informações

Site Oficial / Official Site / Sitio Oficial: http:www.pmbomjesusdoaraguaia.com.br/

População / Population / Población: 5.231 habitantes (IBGE/2010)

Área / Area / Área: 4.158,40 Km²

Distâncias / Distance / Distancias: 983 Km

Limites / Borders / Límites: Ribeirão Cascalheira, Querência, Novo Santo Antônio, Serra Nova Dourada, Alto Boa Vista.

Denominação dos Habitantes / Name of Inhabitants / Nombre de los Habitantes: Bom-jesusense do Araguaia

Aniversário do Município / Anniversary of the City / El nacimiento de la ciudad de: 29 de Agosto

Prefeito / Mayor / Alcalde: Marcilei Alves de Oliveira (Mansão) 2021-2024

CEP / ZIP: 78678-000

Galeria de Fotos

  • Bom Jesus do Araguaia
  • Bom Jesus do Araguaia
  • Bom Jesus do Araguaia
  • Bom Jesus do Araguaia
  • Bom Jesus do Araguaia
  • Bom Jesus do Araguaia
HISTÓRICO

O município de Bom Jesus do Araguaia foi criado através da Lei nº 7.174, de 29 de setembro de 1999, de autoria do deputado Humberto Bosaipo e com território desmembrado dos municípios de Ribeirão Cascalheira e Alto Boa Vista.
Quando era distrito o deputado Bosaipo enviou Projeto de Lei nº 155/95 à Assembléia Legislativa onde, em sua justificativa, mostrava a urgência da criação da nova unidade municipal "...o movimento pela sua emancipação política cresce dia-a-dia com adesão de todas as forças políticas e sociais daquela comunidade".

Houve de fato uma forte manifestação comunitária em pról da emancipação. Um documento assinado por centenas de pessoas com firma reconhecida, encabeçada pelos líderes e endossada pelo povo apressou a decisão dos parlamentares mato-grossenses em criar esta nova unidade municipal.

No dia 2 de setembro de 1999, o Desembargador Orlando de Almeida Perri, então presidente do TRE/MT, enviou ofício de nº 218/99 ao presidente da Assembléia, deputado José Riva, onde comunicava que aquele Tribunal havia homologado o resultado da consulta plebiscitária para a criação do municípiio de São Bom Jesus do Araguaia, que havia ocorrido em 29 de agosto daquele mesmo ano "...o qual foi favorável à emancipação da referida localidade", disse o Desembargador.

A denominação Bom Jesus do Araguaia é homenagem ao santo padroeiro e à região onde está inserido o município - o Araguaia. Nas eleições municipais de 03 de outubro de 2000, a primeira do município, foi eleito o sr. Marco Aurélio Fullin, como o primeiro prefeito da localidade.


CRÉDITOS: Mato Grosso e Seus Municípios, Autor: João Carlos vicente Ferreira - Cuiabá: Buriti, 2004. Anuário Estatístico de Mato Grosso 2005, Associação Mato-Grossense dos Municípios-AMM
Data de publicação: 23/01/2008

Fonte:www.seplan.mt.gov.br