Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 24 de Janeiro de 2.025

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Notícias

EVENTO: UFMT realiza evento sobre consciência e inclusão

16/12/2024 às 07:00

EVENTO: UFMT realiza evento sobre consciência e inclusão Atividades acontecem a partir de segunda-feira (16)

AGerência de Ações Afirmativas e Apoio à Inclusão (GAAAI), vinculada à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em parceria com a Comissão de Heteroidentificação da UFMT, realiza, entre segunda (16) e quarta-feira (18), o evento “Consciência e Inclusão: A Luta por Cotas Raciais e o Avanço da Igualdade na Educação Superior”, que integra o projeto GAAAI em Movimento: Reflexões sobre Ações Afirmativas e a quinta edição do Curso de Formação da Comissão de Heteroidentificação da UFMT.

As atividades, que são dirigidas no primeiro dia à comunidade acadêmica e sociedade externa e em todos aos servidores interessados em realizar a capacitação, serão realizadas de forma presencial no auditório do Museu Museu Rondon de Etnologia e Arqueologia (Musear) e serão transmitidas pelo YouTube.


A iniciativa tem como objetivo promover debates críticos sobre ações afirmativas, qualificar membros da Comissão de Heteroidentificação e fortalecer o compromisso da UFMT com a inclusão e a diversidade. O público-alvo abrange a comunidade acadêmica e externa (estudantes, técnicos administrativos, docentes e demais interessados), bem como os servidores da UFMT.

As inscrições estão abertas até domingo (15) a partir do formulário disponível.

Confira a programação completa:
16 de dezembro - das 13h30 às 17h


Abertura Oficial do Evento;

Mesa de Abertura – “Trajetória e Desafios das Ações Afirmativas na Educação Superior: Contextualização Histórica e Panorama Atual”;
“A Contribuição do Coletivo Negro Universitário e Movimentos Estudantis”;
Mesa: “Assistência Estudantil e Permanência de Estudantes Negros”

17 de dezembro - das 07h30 às 11h

Palestra: “A construção de Caminhos para o protagonismo negro em diversas áreas do conhecimento”;

Painel: “Heteroidentificação em Concursos Públicos: Desafios, Avanços e Perspectivas”;

Palestra: “Representatividade negra e Racismo Estrutural na Academia”.

Das 14h às 17h

Painel: “A Comissão de Heteroidentificação e os Desafios da Inclusão no Ensino Superior”;

Palestra: “Uma política antirracista é urgente e necessária”;

“Discussão aberta sobre desafios e avanços na inclusão racial”.

18 de dezembro - das 08h às 11h

Atividade Interna: Reunião de trabalho e formação específica da Comissão de Heteroidentificação.


TAGS:NEPRE COMISSÕES DE HETEROIDENTIFICAÇÃO




FOTO: Divulgação




Fonte: Gerência de Imprensa imprensa.secomm@ufmt.br