Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 19 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

INSCRIÇÃO

Prev Next

Notícias

ESPETÁCULO: UFMT com a Corda Toda realiza concerto nesta quarta (10)

10/08/2022 às 09:30

ESPETÁCULO: UFMT com a Corda Toda realiza concerto nesta quarta (10) 

Evento acontece no Teatro Zulmira Canavarros, às 20h

Com a participação internacional dos músicos Levon Ambartsumian e Shakhida Azimkhodjaeva, da Geórgia (EUA), o Projeto de extensão UFMT com a Corda Toda sobe ao palco do Teatro Zulmira Canavarros nesta quarta-feira (10), às 20h, com o espetáculo musical “Concertante”. A apresentação contará também com a presença de violonistas do projeto. A entrada é apenas um brinquedo, novo ou usado, que será doado para instituições de Mato Grosso.

A coordenadora do projeto, professora Rubia Naspolini Yatsugafu, conta que o concerto é a quinta apresentação deste ano, e integra a série de ações e agenda do grupo. Quanto ao programa da noite, ela ressalta que foi feito para quem gosta de violino, e que a plateia pode esperar um espetáculo repleto de alegria e muito afeto.

“É uma satisfação imensa para o UFMT com a Corda Toda estar recebendo dois grandes profissionais, Levon Ambartsumian e Shakhida Azimkhodjaeva. O projeto está tendo a experiência nessas duas semanas de poder aprender mais com esses dois artistas, numa espécie de masterclass do conhecimento. Essa é a terceira vez que o músico se apresenta em Cuiabá, e é a estreia da musicista com nosso projeto”, explica a coordenadora complementando que a relação com os dois vem de anos, considerando que Oliver Yatsugafu, professor e violinista do UFMT com a Corda Toda foi aluno de Mestrado e Doutorado do músico, e já trabalhou com ambos nos Estados Unidos.

Na programação, obras de Antonio Vivaldi, Johann Sebastian Bach e Wolfgang Amadeus Mozart comporão a noite sob a interpretação dos violonistas convidados. “O Levon Ambartsumian orgulhosamente fará a regência do UFMT com a Corda Toda, e a talentosa Shakhida Azimkhodjaeva atuará como solista na noite. O nosso querido Oliver Yatsugafu atuará como solista no violino e viola, e como pratas da casa teremos a presença do Jhonni Campos e da Carol Kelli, que foram nossos alunos no Curso de Música na UFMT e atuarão também como solistas no violino”, explica complementando que a noite encerra com a obra Sinfonia Concertante, de Mozart e que o projeto tocará em todas as peças.

Concerto estimula formação de plateia e crescimento da música em MT

Para Rubia Naspolini Yatsugafu, eventos como esse contribuem para o enriquecimento do cenário musical no Estado e para o estímulo à formação de plateias para as artes. De acordo com ela, Mato Grosso necessita de mais eventos desse porte ao longo do ano, para que as pessoas possam ter o direito à cultura, arte e lazer.

“Após esse período de isolamento social, em que ficamos sem os eventos presenciais, ter um concerto com esse nível, com entrada simbólica, e com músicos de gabarito internacional, nacional e regional, é algo fantástico e que acredito que possibilita o acesso das pessoas. Sabemos que apenas abrir as portas do teatro não é suficiente, mas que esse é o início. É necessário pensarmos também em outras políticas públicas para promoção e acesso aos bens culturais, a fim de deixar a arte, a cultura chegar a todos”, explica a coordenadora, complementando que a doação do brinquedo não será impeditivo de acesso ao evento.

Além do apoio da Procev, o concerto conta com apoio da Universidade da Georgia (EUA), da Assembleia Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). As próximas apresentações do projeto acontecerão no mês de setembro no Teatro Universitário da UFMT.

O programa UFMT com a Corda Toda conta atualmente com 200 alunos matriculados em aulas de violino, violão, violoncelo, viola e prática de orquestra. De acordo com a coordenadora, o projeto tem como escopo não apenas a formação de músicos, mas também a disseminação da obra dos grandes compositores da humanidade.

Para mais informações acesse as redes sociais do UFMT com a Corda Toda no Facebook ou Instagram. Ou via e-mail ufmtcomacordatoda@gmail.com.


TAGS:UFMT UFMT COM A CORDA TODA


FOTO: Divulgação

Fonte: Luiz Carlos Bezerra Jornalista