Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 12 de Agosto de 2.022

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Clique

Prev Next

Notícias

VACINAÇÃO: Contra a poliomielite inicia dia 15 em Mato Grosso para crianças menores de 5 anos

06/08/2022 às 09:30

 O início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite em Mato Grosso inicia no dia 15 de agosto. A campanha estava prevista para começar na próxima segunda-feira, mas em razão do atraso do envio das vacinas por parte do Ministério da Saúde, a secretaria Estadual de Saúde decidiu pelo adiamento. Devem ser imunizadas crianças menores de cinco anos e estimava é de que sejam vacinadas 227.559 desta faixa etária.

Cerca de 170 mil doses da vacina chegaram ontem na Rede de Frio do Estado. A superintendente de Vigilância e Atenção à Saúde da SES, Alessandra Moraes, explicou que as equipes não teriam tempo hábil para distribuir as doses aos municípios até a próxima segunda-feira.

“Neste momento, as equipes da Vigilância Estadual trabalham no recebimento das doses, na conferência da quantidade, na catalogação dos imunizantes e no encaixotamento. A distribuição das doses aos municípios deve iniciar em breve”, informou.

Em Mato Grosso, também foi adiado para o dia 15 de agosto o início da campanha de multivacinação para atualização da caderneta de vacinação da criança e do adolescente menor de 15 anos. As vacinas para esta campanha chegaram nesta quinta-feira. São aproximadamente 700 mil doses de vacinas que integram o Calendário Nacional de Vacinação.

As campanhas de vacinação contra a poliomielite e multivacinação coincidirão com a continuidade da vacinação contra a Covid-19. “A vacina contra o coronavírus poderá ser administrada de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, na população a partir de três anos de idade”, esclareceu Alessandra.

O Dia “D” de mobilização nacional das duas campanhas está previsto para ocorrer em 20 de agosto, mas conforme orientação do ministério, os municípios terão autonomia para definir as datas de mobilização para a vacinação em conformidade com a realidade local.

Redação Só Notícias

Fonte: Redação Só Notícias