Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 25 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

INSCRIÇÃO

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Notícias

EVENTO: PPGCOM-UFMT promove simpósio sobre metodologia

06/12/2021 às 08:00

EVENTO: PPGCOM-UFMT promove simpósio sobre metodologiaEvento acontece em parceria com PPGCOM-UFRGS

Professores do Brasil e da América Latina participam nos dias 8 e 9 de dezembro do 1º Simpósio de Experiências Metodológicas na Comunicação. Iniciativa desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Programa de Pós Graduação em Comunicação e Poder (PPGCOM) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o simpósio debate as diferentes aplicações da metodologia na pesquisa em Comunicação. As inscrições estão abertas até sete de dezembro.

A professora do PPGCOM-UFMT e mediadora de um dos paineis do evento, Pâmela Saunders Craveiro, conta que o evento representa a consolidação de uma parceria institucional. “O Simpósio de Experiências Metodológicas na Comunicação é um momento que celebra a fase de conclusão do projeto “A análise metodológica na consolidação da prática de pesquisa no campo da Comunicação” que, nos últimos três anos, tem possibilitado ricas parcerias entre os PPGs em Comunicação da UFMT e da UFRGS”, destaca a professora.

Os resultados da parceria vão além do programa de pós-graduação e alcançam também a graduação em Publicidade e Propaganda da UFMT através de pesquisas desenvolvidas nos últimos três anos. “Do PPGCOM-UFMT, além da minha contribuição, a pesquisa contou com a colaboração, entre 2018 e 2021, de três estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da UFMT com bolsas financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT), na modalidade iniciação científica”, pontua sobre a da análise de 1800 teses e dissertações publicadas pelos PPGs considerados de referência entre os anos de 2013 e 2018.

Cinco paineis abordam experiências, teorias e desafios

O simpósio estrutura-se em cinco painéis e um relato de pesquisa reunindo pesquisadores do Brasil e América Latina com significativa contribuição na abordagem de experiências metodológicas. O evento está estruturado na dimensão de encontro reflexivo sobre experiências, teorias e desafios metodológicos do campo no cenário atual em cinco eixos: História; Teorias; Epistemologias; Metapesquisa e Desafios e Rupturas.

“A definição dos temas dos painéis, bem como dos convidados, foi pautada na ideia de reunirmos pesquisadores e pesquisadoras com importante contribuição para a reflexão sobre a metodologia em Comunicação”, conta a professora Pâmela Craveiro com a expectativa de que o evento possa ser um fórum de discussão qualificado. A pesquisadora também espera que o simpósio possibilite diálogos acerca das potencialidades e desafios da exploração metodológica no campo da Comunicação.

Participam do evento pesquisadores e pesquisadoras com contribuição significativa sobre as experiências metodológicas no campo da comunicação. “As inscrições do evento estão abertas para todos que tenham interesse em debater sobre as múltiplas incidências da metodologia na pesquisa em Comunicação”, disse a professora Pâmela Craveiro sobre o evento que está com inscrições abertas até sete de dezembro.

TAGS:UFMT PPGCOM






Fonte: Carlos Rocha Jornalista