Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 20 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

INSCRIÇÃO

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Notícias

LANÇAMENTO ONLINE: Grupo lança pesquisas sobre professoras missioneiras

01/12/2021 às 11:00

 

Acervo compõe evento internacional de pesquisadores

Nesta quarta-feira (1), às 8h (horário de Brasília), será lançado o Acervo e Repositório de História da Educação (ARA), durante o encontro internacional de Jovens Pesquisadoras e Pesquisadores do Centro-Oeste e Norte e da América Latina (JOPEQAL). O lançamento será online, via Google Meet, e reúne investigações promovidas na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), entre os anos de 2018 a 2021, sobre o ensino das professoras missioneiras do norte e centro-oeste do Brasil.

Estão documentadas no ARA as pesquisas do projeto “Formação de Professoras Missioneiras nas Regiões Centro- Oeste e Norte: Mato Grosso e Rondônia/Brasil (1936-1963)”, e do Projeto "Criação e uso de um museu virtual e cultura digital: memória, história sobre escolas normais rurais e professoras missioneiras nas regiões Centro- Oeste e Norte (Mato Grosso e Rondônia/Brasil)", realizados pelo Grupo de Pesquisa da História da Educação, Instituição e Gênero (GPHEG) da UFMT.

Acervo Ara

O título do acervo foi inspirado na família linguística tupi-guarani e expressa tempo, ano. Ara também é um prefixo para designar uma vasta família de abelhas meliponídeas, remetendo-nos às colmeias arredondadas, facilmente encontradas em Mato Grosso.Segundo a organização o acervo digital é denominado ARA porque foi inspirado na nas colmeias que povoam, sobrevivem e sobrevoam lugares e tempos nas florestas.

O Grupo de Pesquisa e Estudos em História da Educação, Instituições e Gênero (GPHEG) congrega pesquisadores e extensionistas que se dedicam a ações de intervenção e a pesquisas sobre História da Educação e Políticas para o Ensino Superior no Centro-Oeste e Norte Brasileiros. O GPHEG está sediado no Instituto de Educação (IE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

TAGS:IE

Fonte: Beatriz dos Santos Passos Estagiário, com supervisão da Gerência de Imprensa