Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 3 de Dezembro de 2.021

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Clique

Prev Next

Notícias

DEU NO THE GUARDIAN: Livro de historiador mato-grossense sobre Guerra do Paraguai repercute em jornal britânico

24/11/2021 às 07:30

DEU NO THE GUARDIAN: Livro de historiador mato-grossense sobre Guerra do Paraguai repercute em jornal britânico 
O livro “A Guerra é nossa: a Inglaterra não provocou a Guerra do Paraguai”, de autoria do historiador mato-grossense Alfredo da Mota Menezes, foi tema de um artigo publicado no jornal britânico The Guardian. A obra afirma que não há provas de que a Inglaterra encorajou ou tomou parte no conflito entre Brasil, Argentina e Uruguai (a Tríplice Aliança) e o Paraguai.


A reportagem, de autoria de Laurence Blair, foi publicada nesta terça-feira (23). Ela cita que ainda circulam na região, por meio de livros, jornais e documentários, alegações de que a Tríplice Aliança tinha um “quarto aliado”, que estaria por trás da guerra, o Reino Unido.


A publicação foca no livro de Alfredo da Mota Menezes, historiador nascido em Poxoréu (MT), que tem um PhD em História da América Latina pela Tulane University, nos Estados Unidos. A obra considera uma “mentira histórica” a teoria de que o país europeu se envolveu no conflito. O livro cita que o autor afirma que “não há uma linha sequer que prove que a Inglaterra encorajou ou tomou parte na guerra”.


FOTO: Reprodução

Fonte: Da Redação - Vinicius Mendes