Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 25 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

INSCRIÇÃO

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Notícias

APRESENTAÇÃO: Coral UFMT produz vídeo em homenagem a Cuiabá

10/04/2021 às 09:00

 Material será disponibilizado no YouTube

Em celebração ao aniversário de 302 anos de Cuiabá, o Coral UFMT realiza mais um coro virtual com arranjo inédito, neste sábado (10), a parir das 15h, no YouTube. A música escolhida é ‘Coração Civil’, de Milton Nascimento e Fernando Brant.

A vontade era de fazer um espetáculo inteiro para celebrarmos a vida e mais um não da nossa querida cidade, mas devido a pandemia, entregaremos de presente esta música tão especial e preparada com todo o carinho”, afirma a maestrina e diretora artística do Coral UFMT, Dorti Kolling.

Cantada por 51 coralistas, a música foi arranjada exclusivamente para o Coral UFMT Pelo cuiabano radicado em São Paulo, Maurício Detoni. Ele já foi coralista do grupo e hoje realiza diversos trabalhos como arranjador, professor e regente coral.

O músico destaca que “é sempre um orgulho fazer parte dos trabalhos artísticos deste coral, que é tão respeitado por todos os mato-grossenses, e entregar mais um arranjo inédito para que possam dar vida a essa escrita musical é emocionante”, finaliza.

O vídeo conta com a participação do músico violonista Ricardo Porto, que acompanha a música ao som do violão.


Sobre a música

Coração Civil é o título de uma música de Milton Nascimento e Fernando Brant que foi composta no início dos anos 1980. A letra da canção fala da Costa Rica, que povoa o imaginário poético por ser uma das 22 democracias mais antigas do mundo e que, desde a Constituição de 1949, não possui exército e usa os recursos financeiros na educação e outros benefícios para a população.

“A escolha da canção se deve à importância dos autores para a nossa Música Popular Brasileira e também pela força da letra de Coração Civil, que fala sobre a utopia e sonho de termos um Brasil mais justo, com liberdade e democracia”, reforça diretora artística do Coral.

Além disso, o grupo já cantou outras músicas de Milton durante a pandemia. Os vídeos estão no YouTube do Coral UFMT.



TAGS:CUIABÁ PROCEV CULTURA CORAL UFMT

Fonte: Gabriel Barros Estagiário, com supervisão da Gerência de Imprensa