Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 29 de Março de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

INSCRIÇÃO

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Notícias

DESTAQUE: Biblioteca do IFMT Cáceres recebe doação de publicações de organização internacional sobre conservação ambiental

10/04/2021 às 07:00

O acervo da biblioteca do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Cáceres – Prof. Olegário Baldo recebeu um conjunto de obras sobre conservação ambiental publicadas pela organização internacional The Nature Conservancy, TNC. A doação foi solicitada à TNC pelo professor do campus, Milson Evaldo Serafim, em contato com a gerente adjunta de agricultura sustentável para a TNC no Brasil, Julia Mangueira.

Ao todo são 80 exemplares de livros, além de encartes e mapas com dados, análises e estudos de caso produzidos pela organização e por seus parceiros no campo da conservação ambiental. As publicações abordam experiências desenvolvidas em âmbito nacional e global e também socializam resultados de projetos pilotos desenvolvidos no âmbito regional e em comunidades mato-grossenses.

De acordo com a bibliotecária-documentalista do campus, Simone Pereira Rocha, as obras serão catalogadas para disponibilização à comunidade na biblioteca, após o retorno das atividades presenciais no IFMT Cáceres .

Para o professor Milson Evaldo Serafim, doutor em Ciência do Solo e pós-doutor pelo Centro de Gerenciamento e Sequestro de Carbono (C-MASC) na Universidade de Ohio nos Estados Unidos, de acordo com a sua experiência profissional e acadêmica em sistemas conservacionistas de manejo do solo e da água, as publicações são atuais e inovadoras e devem ser bem aproveitadas pelos estudantes de todos os cursos da unidade.

"O material traz experiências, técnicas, pesquisas e inovações no âmbito da conservação ambiental e deve ser bem aproveitado em nossa biblioteca em especial, para formação dos discentes de Agropecuária e Engenharia Florestal", avalia Serafim.

Entre os títulos doados para biblioteca do IFMT Cáceres estão "Manejo de Fragmentos Florestais Degradados", "Relatório Coalizão Cidades pela Água"; "Bacia do Tapajós: Estado da pesca artesanal no médio e baixo Juruena", "Economia da restauração Florestal – Forest Restoration Economy", "Cartilha de restauração da Vegetação Nativa", "Guia para formulação de políticas estaduais e municipais de pagamento por serviços ambientais", "Compensação Ambiental – Um retrato sobre o cenário brasileiro e Gesto – Sistema Informatizado de Gestão de Unidades de Conservação.

TNC- Metodologia e Campo de Atuação

A TNC é uma organização sem fins lucrativos de conservação ambiental que desenvolve um trabalho colaborativo com programas e parcerias em busca de soluções para os desafios ambientais do planeta. Entre as prioridades, a organização atua na proteção de terras e águas, combate às mudanças climáticas, fornecimento de alimentos e água de maneira sustentável e construção de cidades saudáveis.

Como instrumento metodológico para conservação ambiental, a organização apresenta uma abordagem colaborativa com uma linguagem comum para unificar esforços ao redor do mundo no propósito de identificação da biodiversidade, diagnóstico e definição de medidas de conservação. Denominada Conservação sob Medida, a metodologia proporciona uma agenda de conservação para impulsionar políticas públicas e responsabilidade social.

Associada ao campo da comunicação, a TNC realiza publicações e desenvolve ferramentas tecnológicas para aprimorar ações de conservação e de facilitação de acesso às informações científicas.

De acordo com as diretrizes da organização, o trabalho colaborativo, baseado em Ciência e Inovação busca enfrentar os maiores desafios do planeta, na perspectiva de proteção da biodiversidade e do engajamento das pessoas "para conservar a natureza, por ela mesma e pelo seu valor para a humanidade". Segundo a organização, o propósito é encontrar, compartilhar e incorporar boas ideias às práticas de negócios e políticas de governo, além de inspirar outros atores a agir, no sentido de melhoria na vida das pessoas e de proteção do planeta.

Fonte: Edna Pedro