Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 24 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

INSCRIÇÃO

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Notícias

DESTAQUE: UFMT integra rede internacional de pesquisa em educação

09/04/2021 às 09:00

DESTAQUE: UFMT integra rede internacional de pesquisa em educação Reconal-Edu une Instituições do Centro-Oeste e Norte do Brasil e AL

AUniversidade Federal de Mato Grosso (UFMT) celebrou seu primeiro acordo para criação de uma rede internacional de pesquisa, ensino e extensão. Chamada de Reconal-Edu (Rede de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação das Regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil e América Latina), a rede recém criada irá ampliar o campo de estudos dos parceiros na área da educação.

De acordo com o Secretário de Relações Internacionais da UFMT, professor Lucas Sousa, este é um importante instrumento no projeto de internacionalização da UFMT. "Será uma oportunidade para a promoção conjunta de ações. Neste sentido, o protagonismo da UFMT na criação da RECONAL-EDU, especialmente na pessoa da Professora Nilce Vieira Campos Ferreira​, do Instituto de Educação (IE), faz dessa ação um marco para as relações internacionais na UFMT", disse.

Criada a partir de acordo específico de cooperação mútua, a Reconal-Edu tem como principal objetivo promover, divulgar e estimular a integração acadêmica entre discentes e docentes, pesquisadoras, pesquisadores e extensionistas das instituições parceiras e dos Programas de Pós-graduação, para propiciar condições de compartilhamento de conhecimentos e experiências educacionais, além de incentivar a produção de conhecimento, sistematizar e articular pesquisas conjuntas, disseminando seus resultados e apoiando a estruturação de uma rede de pesquisadoras e pesquisadores no Centro-Oeste e Norte brasileiros e na América Latina.

Segundo a professora Nilce, a rede irá propiciar intercâmbios, viabilizar missões de estudos, eventos, entre outras atividades. "A partir da assinatura do acordo, iremos elaborar o estatuto para descrever as possibilidades de ingresso e de apoio a projetos de pesquisadores da UFMT e das instituições parceiras", explicou.

Fazem parte da rede, além da UFMT, O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e Rondônia (IFR), a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), a Universidade Federal de Rondônia, El Colegio de San Luis, a Universidad de Cartagena e a Universidad Plurinacional de la Patria Grande.


Foto: dIVULGAÇÃO

Fonte: André Faust Jornalista