Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 28 de Março de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

INSCRIÇÃO

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Notícias

VACINAÇÃO: UFMT e Sesi Papa serão novos pontos de vacinação contra a Covid-19 em Cuiabá no sistema drive-thru

06/04/2021 às 07:00

 
Além dos dois novos pontos, novos locais para vacinação serão abertos a medida em que o município receber grande quantidade de doses por parte do Ministério da Saúde.


Cuiabá adota drive-thru para vacinação contra Covid-19 após aglomeração e suspensão de campanha 

O estacionamento do Sesi Papa e o campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) serãos os dois novos polos de vacinação contra a Covid-19 no sistema drive-thru em Cuiabá.

A montagem do segundo ponto de vacinação no Sesi Papa já está em andamento. O local vai atender a população da região norte e leste da capital. No polo, está prevista a vacinação para aplicação da primeira dose, na modalidade tradicional e drive-thru, ambos com espera pós-vacina.

Neste ponto, a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt) se comprometeu em doar, além do espaço, a estrutura física, como tendas, computadores e demais itens necessários ao funcionamento. A campanha no Sesi Papa deve começar até a próxima semana.

O terceiro polo de imunização, no campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), passará a funcionar no próximo dia 13, no modelo drive-thru para aplicação da segunda dose da vacina.

Os locais foram definidos após conversa entre o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), o reitor da UFMT, Evandro Soares da Silva, e o presidente da Fiemt, Gustavo Oliveira.

O polo UFMT irá contemplar a região leste da capital, além da região do Coxipó.

O secretário-adjunto de Atenção Secundária, Paulo Felipe Cardoso, destaca que o campus da UFMT é um local estratégico para realização do drive-thru por contar com cerca de dois quilômetros de via local, o que vai garantir que o trânsito na Avenida Fernando Corrêa da Costa e na Avenida Edgar Vieira, no bairro Boa Esperança, não fique prejudicado.

O planejamento é que os carros entrem no campus pela guarita 1 do campus, pela Avenida Fernando Corrêa. O ponto de vacinação será montado em frente ao Restaurante Universitário. Dali, os veículos deverão sair pela guarita 2, em direção ao bairro Boa Esperança, ou fazer o retorno para a Avenida Fernando Corrêa.

A data para inauguração do novo ponto, 13 de abril, foi definida porque é quando retorna o prazo para aplicação da segunda dose dos grupos que já receberam a primeira aplicação em março: idosos acima de 80 anos e trabalhadores da saúde.

A descentralização da vacinação com a criação de mais polos em cuiabá foi pedida na Justiça pelo Ministério Público Estadual (MPE).

O objetivo é evitar filas e aglomerações, como vem sendo registrado nos últimos dias, e ainda agilizar o fluxo da imunização no município.

A Prefeitura de Cuiabá começou, na quarta-feira (31), a utilizar o sistema de drive -thru para a vacinação da segunda dose dos idosos acima de 80 anos, no Centro de Eventos do Pantanal, onde ocorre a campanha de imunização contra a Covid-19.

Conforme previsto no plano municipal de imunização contra a Covid-19, novos locais para vacinação serão abertos a medida em que o município receber grande quantidade de doses por parte do Ministério da Saúde.

Diante disso, o quarto polo de vacinação deverá ser aberto na região sul de Cuiabá e será anunciado em breve.

Em Cuiabá, 44.386 pessoas foram vacinadas com a primeira dose da vacina e 17.350 com a segunda dose. Foram aplicadas 61,7 mil doses, até sexta-feira (2), segundo a Prefeitura de Cuiabá.

Fonte: G1 MT