Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 29 de Março de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

INSCRIÇÃO

Prev Next

Notícias

PALESTRAS: Maratona de Jornalismo Cultural acontece entre dias 9 e 15

02/03/2021 às 08:00

PALESTRAS: Maratona de Jornalismo Cultural acontece entre dias 9 e 15 

Ação surgiu como parte de projeto de pesquisa do PPGCOM

Uma maratona de jornalismo cultural acontece entre os dias 9 e 15 de março, com ampla programação de palestras, debates e oficinas online. O projeto foi idealizado por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Poder (PPGCOM), da Universidade Federal de Mato Grosso, e servirá como subsídio para uma pesquisa sobre jornalismo cultural em Cuiabá. As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de março.

Integram a programação os jornalistas Lorenzo Falcão, Bruna Obadowski, Eduardo Ferreira e Mariana Marimon.

Maria Clara Cabral, mestranda do PPGCOM e proponente da Maratona Jornalismo Cultural: (In)Formar Público, conta que a ideia nasceu junto de seu projeto de pesquisa. "É um projeto que parte da vontade de entender as experiências desses jornalistas que cobrem cultura e suas atuações em um Estado como o nosso, muito pautado economicamente e culturalmente pelo agronegócio", explica.

“Acredito que o jornalismo cultural possa ser um instrumento de pertencimento, onde a população reconheça sua identidade e se coloque como produtora de cultura. É um segmento do jornalismo que também pode tratar de políticas públicas, empoderamento, patrimônio, economia criativa e questões afetivas que atravessam as cidades. É extremamente importante em Mato Grosso falar de cultura popular, cultura dos povos indígenas, culturas urbanas periféricas", completa.

O projeto foi contemplado pelo edital da MT Nascentes na categoria de “projetos de formação em backstage”, realizado pela Secretaria do Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) com recursos federais da Lei Aldir Blanc, do Governo Federal via Secretaria Nacional da Cultura do Ministério do Turismo.

Também integra o quadro de colaboradores do projeto a jornalista e mestre pelo Programa de Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO-UFMT) Lidiane Barros.
Mais informações sobre o evento, incluindo a programação completa, no site.

TAGS:CUIABÁ FCA PPGCOM


FOTO: Divulgação




Fonte: André Faust Jornalista