Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 25 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

INSCRIÇÃO

Prev Next

Notícias

DESTAQUE: Projeto de moda indígena capacita mulheres com oficinas de tingimento e modelagem

12/01/2021 às 10:00

DESTAQUE: Projeto de moda indígena capacita mulheres com oficinas de tingimento e modelagem 
Contemplado no edital MT Criativo, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), o projeto Kywagâ irá capacitar entre 15 a 20 mulheres do povo indígena Kurâ-Bakairi. No total, serão investidos R$ 50 mil no projeto que será executado na terra indígena localizada no município de Paranatinga (a 376 km de Cuiabá).

As mulheres selecionadas no projeto passarão por um processo de capacitação em tingimento e estamparia em uma oficina que será ministrada pela artista visual, Rita Ximenes. O único pré-requisito estabelecido é de que as candidatas saibam costurar.

Rita desenvolve suas atividades por meio de técnicas como print block, batik, shibori e outros. Os pigmentos aplicados são conhecidos pela etnia, mediante recursos naturais. Também será feito experimentações de novos pigmentos de outros extratos vegetais, que produzirão outras cores e tonalidades no tingimento dos tecidos, denominado de estamparia botânica.

O projeto também prevê uma oficina de modelagem com a modista Savana Leão, mestre em design pela Anhembi Morumbi (SP), especializada em Artes Visuais pelo Senac (MT) e graduada em Design de Moda pela Universidade de Cuiabá (Unic). Savana, que possui ateliê próprio, já desenvolveu uma coleção para desfile de marcas regionais em 2019.


Kywagâ é um dos 30 projetos selecionados no edital MT Criativo, da Secel, devido aos recursos disponibilizados pela Lei Aldir Blanc. A previsão inicial é de que o projeto seja executado em até 120 dias.

FOTO: Divulgação

Fonte: Da Redação - José Lucas Salvani