Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 29 de Março de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

INSCRIÇÃO

Prev Next

Notícias

LIVES: Grupo Samba e Choro realiza lives nas praças da capital para levar música aos cuiabanos com segurança

14/01/2021 às 08:30

 
O grupo Samba e Choro começa ainda em janeiro o projeto Samba na Praça, que irá promover lives na Praça da Mandioca, do Choppão e Ulisses Guimarães (das Bandeiras) e levar entretenimento aos cuiabanos com biossegurança em tempos de pandemia do novo coronavírus. O projeto é um dos contemplados pelo edital MT Nascentes, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), que disponibilizou R$ 25 mil em recursos da Lei Aldir Blanc.

"Atividades como apreciar a arte e ter momentos sociais foram afetadas pela pandemia da Covid-19. Mas o samba é resistência. Nós queremos proporcionar emoções positivas, mesmo à distância, acalentar as pessoas e levar alegria aos lares", afirma o diretor-executivo do projeto, Joari Augusto.

A professora e pesquisadora da economia criativa, Ana Lucialdo, explica que a música é um elo gerador de inclusão social e riqueza da economia artisticamente criativa. É uma das mais antigas manifestações culturais do homem, é uma arte enraizada de sentimentos e pertencimento cultural, considerada por muitos como sua principal função.

"A música em sua criação é performance da manifestação de sentimento de uma sociedade e representa uma importante categoria para a cadeia produtiva da economia criativa mundial, por gerar emprego e renda", relata Ana.

Para a professora, o samba é considerado um dos mais importantes fenômenos culturais do Brasil. "É um ato de resistência afro com suas raízes fincadas na expressão cultural africana e nas tradições folclóricas brasileiras, especialmente aquelas ligadas ao samba rural primitivo dos períodos colonial e imperial, portanto, grande expressão cultural e representante da economia criativa", complementa.


O projeto começa já no próximo dia 15 de janeiro e já tem data marcada para acontecer em fevereiro, no dia 12. Está previsto também uma terceira apresentação em março, mas sem uma data firmada. As três lives acontecem sempre às 18h, no Facebook (aqui e aqui).

Fonte: Da Redação - José Lucas Salvani