Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 18 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

INSCRIÇÃO

Prev Next

Notícias

LANÇAMENTO: Estudante lança livro infantil que promove a inclusão social

21/10/2020 às 10:30

 

Baseado em história real a obra reflete sobre o valor da vida

Estudante de pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Polo de Juara, publicou livro infantil em que a personagem principal é tetraplégica. A obra intitulada “Camila - A princesa de quatro rodas” expressa as dificuldades na rotina de pessoas com tetraplegia e promove, por meio da literatura, a inclusão social desde a infância, permitindo que as crianças desenvolvam consciência e respeito pelo próximo e pelo ambiente em que vivem.

A obra é inspirada em uma história verídica, a cunhada da autora, Camila – nome também da personagem do livro – sofreu, há sete anos, um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e em decorrência disso perdeu os movimentos, a deglutição e a fala. “O livro foi feito com muito amor e emoção, espero que os leitores encontrem em seu coração lugar para a liberdade de sonhar e de se envolver com o que realmente importa”, relata.

A produção permite que outras crianças na mesma situação ou em situações semelhantes se sintam representadas, e de alguma forma contempladas. “Ao publicar uma obra, ela não é mais algo oculto e não pertence só a mim, faz parte do todo, e isso permite que todos tenham a possibilidade de se inspirar em algo que aquela obra traz”, conclui Naira Lima, estudante de pedagogia EaD, vinculada à Universidade Aberta do Brasil (UAB).

A UAB é um sistema integrado por universidades públicas de ensino superior (IPES) que oferece cursos de nível superior por meio do uso da metodologia de educação mediada. Para a Coordenadora do Polo de Juara, professora Geralda Aparecida, a publicação desta obra é uma prova para a sociedade que a educação a distância também fornece bons frutos “e a valorização é um grande incentivo à todos os acadêmicos para escreverem e publicarem suas ideias”, destaca a docente.

A elaboração da obra teve o auxilio da professora Sandra Cavallari, do Curso de Pedagogia, como orientadora e incentivadora para a publicação, assim como da Coordenadora, Geralda Aparecida, que percorreu os meios de comunicações para a publicação do livro para a comunidade acadêmica e a sociedade do Vale do Arinos.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail nairamizade@hotmail.com.



TAGS:UAB JUARA REPRESENTATIVIDADE LIVRO INFANTIL






Fonte: Liz Brunetto Bolsista, com supervisão da Gerência de Imprensa