Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 25 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

INSCRIÇÃO

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Notícias

DESTAQUE: UFMT realiza consulta teste: Entenda o E-Votação UFMT

14/07/2020 às 07:30

DESTAQUE: UFMT realiza consulta teste: Entenda o E-Votação UFMT 
Consulta teste acontece nesta terça-feira (14)

Acontece nesta terça-feira (14) a consulta teste do Sistema e-Votação UFMT. O objetivo é permitir que a comunidade acadêmica se familiarize com o sistema que será utilizado na Consulta Prévia à Comunidade Universitária para compor a lista tríplice aos cargos de Reitor(a) e Vice-reitor(a).

A votação será aberta às 8h e se encerrará às 18h, do horário de Cuiabá. Todos os membros da comunidade acadêmica poderão votar, incluindo docentes e técnicos-administrativos aposentados, desde que constem na lista de votantes que será publicada na página da consulta.

As opções da consulta teste serão pratos de comida, conforme abaixo:

Lasanha a bolonhesa
Bife a parmeggiana
Strogonoff de Frango
Panqueca de carne moída
Branco
Nulo
As urnas são separadas por categoria e estarão disponíveis na seção "Urnas", na página da Consulta Prévia, no Portal da UFMT.

Todos os membros da comunidade acadêmica que utilizam o Portal de Sistemas Integrados (PSI) da UFMT utilizarão o CPF e a senha do Portal para depositar sua cédula na urna. Em caso de ter esquecido a senha, ou da senha ter expirado, será possível recuperar a senha no próprio Portal. Se o usuário perdeu acesso ao e-mail cadastrado para recuperação de senha, ainda será possível enviar um e-mail para ces@ufmt.br, com documento com foto e um novo endereço de e-mail para recuperação de senha.

Já membros da comunidade acadêmica que não constam no banco de dados dos sistemas integrados, como os estudantes de cursos de Educação à Distância (EaD), receberão um e-mail com o usuário e a senha especificamente para a votação eletrônica. Portanto, é importante que fiquem atentos à caixa de e-mail, incluindo spam e lixo.

Para a consulta teste, a lista de votante da pós-graduação lato sensu não foi publicada, deste modo, não constarão das urnas. A Pró-reitora de Pós-graduação está levantando os dados com as unidades acadêmicas para inclusão na Consulta dia 24/07.

Uma das características do sistema é a possibilidade de votar mais de uma vez, a fim de diminuir os riscos de coerção. O voto válido será o último computado, dessa forma, caso o eleitor tenha sido pressionado a uma escolha anteriormente, ele poderá refazer seu voto depois.

Após depositar o voto virtualmente, os eleitores receberão por e-mail um rastreador de cédula criptografado, o que permitirá confirmar que o voto foi computado corretamente.

Outra vantagem é que o processo eleitoral é criptografado por homomorfismo, que encripta o voto antes de enviá-lo pela rede, garantindo a privacidade dos eleitores, mesmo que esses dados sejam interceptados.

O Sistema e-Votação UFMT é baseado na tecnologia Helios Voting, utilizado por outras Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), como a Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR), a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Universidade Federal de São Carlos (UFScar). O sistema é utilizado anualmente pela associação internacional de pesquisa em criptografia e foi aplicado recentemente em um processo eleitoral do Conselho Superior do Ministério Público Federal (MPF), com apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).



TAGS:ELEIÇÕES


FOTO: Divulgação



Fonte: UFMT