Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 19 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

INSCRIÇÃO

Prev Next

Notícias

DESTAQUE: UFMT conquista sua primeira Carta Patente

09/07/2020 às 09:00

 Pesquisadores desenvolvem novo equipamento de coleta de solo

No início de julho, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) obteve sua primeira Carta Patente, concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), com apoio e acompanhamento do Escritório de Inovação Tecnológica (EIT).

O documento confere exclusividade de uso, comercialização, produção e importação de determinada tecnologia no Brasil. A instituição e seus inventores receberam direito propriedade pelo prazo de 15 anos, contados a partir do depósito do pedido.

A Carta Patente do modelo de utilidade BR 20 2015 019059 5 expedida se refere ao invento "Coletor de amostras de monólitos de solos de volumes variados", que consiste em um novo equipamento para realizar a coleta de amostras indeformadas de solo com o mínimo de alteração na sua estrutura.

Para Danilo Fochesatto, técnico responsável pela gestão da Propriedade Industrial da UFMT, "as patentes são ativos intangíveis que podem possibilitar um retorno à universidade e à sociedade do valor originalmente investido na pesquisa. Além disso, são instrumentos que despertam o interesse de parceiros para a execução de novos projetos."

O EIT tem realizado diversas iniciativas para fomentar a Propriedade Intelectual. Dentre elas está a elaboração do mapeamento de processos de depósito de patentes, marcas e software, juntamente com os formulários necessários, que pode ser conferido no portfólio tecnológico no site do EIT.
Os depósitos de patentes eram apenas 3 em 2016 e atualmente são 32 depósitos, sendo que 5 estão em fase de análise, com potencial de serem depositadas ainda em 2020.

O diretor do EIT, professor Olivan Rabêlo, afirma que a Carta Patente conquistada viabilizará o processo de Transferência de Tecnologia, conferindo segurança jurídica por meio da sua Política de Inovação. “A UFMT está estruturada para realizar parcerias com o setor produtivo em termos de Transferência de Tecnologia, ofertando produtos, processos e serviços inovadores de alta qualidade para a sociedade’’.

Os pesquisadores responsáveis pelo desenvolvimento do equipamento são Marcio Venzon, Renato Tillmann Bassini, Tonny José Araújo da Silva e Edna Maria Bonfim Silva. Todos exercem suas atividades na Universidade Federal de Rondonópolis, anteriormente, Câmpus da UFMT.



TAGS:EIT RONDONÓPOLIS PATENTE INOVAÇÃO

Fonte: Liz Brunetto