Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 23 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

INSCRIÇÃO

Prev Next

Notícias

DESTAQUE: Artista Rafael Jonnier e Sesi MT disponibilizam ilustrações para colorir

03/07/2020 às 08:30

 
Kuky e Pupy, que estão, atualmente, em Buenos Aires, serão as novas residentes do santuário. A construção do habitat dos elefantes africanos está em andamento, para que elas sejam transferidas para o novo lar.


Kuky (segurando o pneu) e Pupy (à esquerda) serão as duas novas moradoras do Santuário dos Elefantes Brasil, em Chapada dos Guimarães (MT)

Duas novas elefantas africanas serão as novas moradoras do Santuário dos Elefantes Brasil, em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá. Elas residem, atualmente, em Buenos Aires, na Argentina.

O santuário anunciou, nessa quarta-feira (1º), que a cidade de Buenos Aires assinou um decreto oficial declarando que Kuky e Pupy serão as novas residentes.

Está sendo feita a construção do habitat dos elefantes africanos, para que Kuky e Pupy sejam transferidas para o novo lar. Por isso, a transferência não deve acontecer imediatamente.

Além disso, primeiramente, a elefanta Kenya, também africana, deve ser transferida Ecoparque de Mendoza, na Argentina. Uma campanha foi feito no ano passado para resgatar Kenya.

Uma campanha foi feita para resgatar a elefanta africana Kenya, que está em um zoológico na Argentina — Foto: SEB/Divulgação


A campanha, chamada de 'Cercas, Recintos e Elefantes!', arrecadou recursos para construir um espaço para abrigar a nova moradora.

A expetativa do santuário é que a chegada das três ocorra em seis meses, já que agora há o processo de licenças que devem ser emitidas, as quarentenas que devem acontecer e todo o trâmite burocrático.

Ao concluir a construção desse habitat e a burocracia, Kenya e, em seguida, Kuky e Pupy devem ser transportadas para o novo lar.

Kuky e Pupy chegaram ao parque, em Buenos Aires, em 1993.

O Santuário
Guida e Maia foram os primeiros elefantes do santuário e chegaram em Mato Grosso em outubro de 2016. Elas eram atrações em shows de circos na Ásia, foram resgatadas e estavam vivendo em um pequeno sítio em Minas Gerais.

Maia e Guida foram as primeiras a chegar no santuário em Chapada dos Guimarães 

Também já viveu no local a elefanta Ramba, que morreu em dezembro do ano passado. Guida morreu em junho, também no ano passado.

Atualmente, além de Maia, vivem no local Rana, Lady e Mara.

A área do santuário foi comprada pela ONG Internacional Global Sanctuary for Elephants em maio de 2015, depois de quase dois anos de procura.

Fonte: G1 MT