Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 15 de Julho de 2.020

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Clique

Prev Next

Notícias

CADASTRO: Setor cultural de Quatro Marcos já pode fazer cadastro para o Plano de Cultura

29/05/2020 às 10:00

 
Com foco no atendimento da Lei nº 1173 de 29 de novembro de 2019, que instituiu o Sistema Municipal de Cultura de São José dos Quatro Marcos, o setor cultural está sendo convocado para um cadastramento efetivo, a fim de compor o Acervo dos Artistas da Cadeia Produtiva a fim de serem beneficiados com possíveis ações.

Este chamamento tem por objetivo criar um banco de dados, através do credenciamento de artistas, profissionais de arte e cultura e empresas do setor cultural, a fim de disponibilizá-los para processos de contratação artística em eventos realizados pelo município bem como para os eventos corporativos e privados no território municipal.

Uma vez cadastrados esses artistas, profissionais e empresas poderão participar dos processos de contratação, seja público ou privado, pois os eventos, os comércios e empresas locais terão esse banco de dados para buscar o atendimento das suas necessidades culturais.

A ficha de cadastramento está anexo a esta noticia e podem se cadastrar artistas individuais, duplas, trios, quartetos ou grupos na condição de pessoa física ou jurídica.

A ficha e seus anexos devem ser encaminhados para o email: cultura@saojosedosquatromarcos.mt.gov.br

Do Plano Municipal de Cultura

O cadastro servirá também para os artistas, os profissionais e as empresas do segmento cultural ter acesso a cursos, oficinas e capacitações nas áreas culturais.

A meta do Sistema Municipal de Cultura, através do seu Plano Municipal, é atingir 70% da classe artística local com conhecimentos profissionais para atuarem no mercado de trabalho dos segmentos culturais.

Para que o sistema cultural avance e beneficie o seu público é preciso realizar o diagnóstico da cadeia produtiva da cultura do município, mapeando artistas, empresas e produções locais conforme cada segmento.

Também está nas suas diretrizes estimular e apoiar a formalização e continuidade de Associações Culturais, Cooperativas, Negócios Criativos, Microempreendedores Individuais ligados ao segmento, como forma de ampliar e promover a profissionalização artística.

E, por fim, servirá também para fortalecer e apoiar as instituições e artistas locais para garantir o acesso de todos às políticas públicas de cultura.

Fichas cadastrais

• Ficha Cadastral Artistas, Produtores e Trabalhadores

• Ficha Cadastral Empresas e Espaços de Eventos Culturais

Fonte: Luiz Carlos Bordin