Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 23 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

INSCRIÇÃO

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Notícias

INSCRIÇÕES: UFMT oferece nova turma de capacitação sobre edição de cursos virtuais

30/05/2020 às 08:00

 
Estão abertas as inscrições para a capacitação "Princípios de Autoria e Edição de Cursos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs)". As aulas são voltadas para docentes de todas as áreas do conhecimento e visam a implementação de estratégias de ensino, comunicação e aprendizagem, mediadas por tecnologias digitais. A iniciativa surge da necessidade de continuar com as atividades acadêmicas na Instituição com responsabilidade, em meio à pandemia do COVID-19.
De acordo com o coordenador do projeto e Secretário de Tecnologia Educacional (Setec), professor Alexandre Martins dos Anjos, o curso irá possibilitar à comunidade docente uma rápida formação em princípios de autoria e edição de cursos virtuais, potencializando a realização de estratégias de ensino-aprendizagem. "Verificamos que muitos docentes utilizam o AVA institucional na perspectiva da gestão acadêmica (planos de ensino e diário eletrônico) ou como repositório de arquivos digitais. O curso em questão vem apresentar algumas possibilidades para expandir essa utilização para o desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem", explica.

As inscrições podem ser feitas pelo site UFMT ME REDE até o dia 2

O curso será totalmente online e terá carga horária de 20 horas, divididas em quatro unidades: (I) Princípios de autoria e edição de unidades de aprendizagem em AVAs; (II) Estratégias de ensino e recursos educacionais; (III) Estratégias de comunicação em AVAs e (IV) Estratégias de aprendizagem em AVAs.
Atualmente, o AVA dispõe de várias ferramentas para diversificar a abordagem dos conteúdos de sala de aula. Além de webconferências e compartilhamento de tela, o sistema também permite a gravação das aulas, a criação de fóruns, o armazenamento de arquivos e até a realização de avaliações em formato eletrônico. "Utilizando-se dessas alternativas, docentes que conheçam estratégias de ensino e aprendizagem síncrona e assíncrona podem combinar ferramentas que exigem a presença em tempo real com outra infinidade de soluções educacionais que possibilitam respostas no ritmo de cada um", completou o professor Alexandre.
O curso é uma iniciativa da Setec, com apoio das Pró-reitorias de Ensino de Graduação (Proeg) e da Reitoria da UFMT.

Fonte: UFMT