Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 28 de Março de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

INSCRIÇÃO

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Notícias

SIRIRI E CURURU: Flor Ribeirinha anuncia primeiro show em formato de live e promete animar público

23/05/2020 às 07:30

 
Neste fim de semana, o grupo cultural mato-grossense Flor Ribeirinha oferece, juntamente com o Festival Cultura em Casa, a oficina Saberes do Siriro e o show Raízes Que Dão Flor. As duas lives serão transmitidas no Youtube, Instagram e Facebook do grupo.

A oficina Saberes do Siriri se iniciará às 10 horas do sábado, 23. Na live, Domingas Leonor da Silva, idealizadora do Flor Ribeirinha, conversa sobre suas vivências culturais e experiências artísticas. “A mestre recordará neste encontro uma infância permeada pelos valores tradicionais, principalmente as memórias enriquecidas pelas festas, brincadeiras nos quintais, pelas relações afetivas da cultura, que fortalecem os grupos sociais através do ensino do siriri.”


Já o show Raízes Que Dão Flor será no domingo, às 16h30. O grupo promete animar os expectadores com muito canto e dança. “Esta apresentação traz o recorte de vários repertórios artísticos regionais do grupo Flor Ribeirinha, que remetem à identidade da comunidade São Gonçalo Beira Rio.”

O Festival Cultura Em Casa

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer organizou o maior festival online da cultura de Mato Grosso. A intenção do festival é ajudar no isolamento social através do acesso a arte. São 170 atrações que se apresentam no mês de maio. As transmissões são feitas nos perfis das redes sociais de cada artista.

Grupo Flor Ribeirinha

O grupo Flor Ribeirinha está há 24 anos trabalhando na difusão, manutenção e proteção da cultura popular mato-grossense. O grupo que foi idealizado e fundado por Domingas Leonor da Silva e já representou culturalmente o Brasil em diversos países pelo mundo.

Pelo trabalho realizado na presevação cultural ribeirinha, a Universidade Federal de Mato Grosso outorgou a Domingas o título de Doutora Honoris Causa.

Fonte: Mariel de Mattos, especial para o GD