Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 18 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

INSCRIÇÃO

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Notícias

EVENTO: UFMT realiza 2° Fórum sobre o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação

15/02/2020 às 10:00

 
AUniversidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio do Escritório de Inovação Tecnológica (EIT) e da Fundação Uniselva, realiza na próxima terça-feira (18) o 2° Fórum sobre o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento será promovido no auditório da Secretaria de Tecnologia Educacional (Setec), no câmpus Cuiabá, a partir das 8h.
O evento é aberto, as vagas são limitadas e as inscrições, gratuitas e solidárias, podem ser feitas no formulário on-line disponibilizado aqui. Os participantes estão convidados a levarem um litro de leite integral no dia do evento. A arrecadação será doada ao Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT).
O Fórum irá discutir o cenário atual e as perspectivas futuras para Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). A palestra de abertura – Perspectivas da CT&I – será proferida pelo presidente do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies), Fernando Peregrino. Em seguida, a procuradora-chefe da Procuradoria Federal junto ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Diana Guimarães Azin, falará sobre os Aspectos Relevantes do Novo Marco Legal da CT&I.
O evento será encerrado com o painel “Principais Estratégias para aplicação da CT&I nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES)” tendo como debatedores o vice-reitor da UFMT, Evandro Soares da Silva, a coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFMT, Silvana Santos Cruz, a advogada pública da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) atuando no Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), Jaqueline da Silva Albino, e mediação do diretor-geral da Fundação Uniselva, Cristiano Maciel.
Maciel explica que a Lei 13.243, de 2016, mais conhecida como Novo Marco Legal da CT&I, versa sobre estímulos ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação. “O Novo Marco Legal alterou nove leis para criar um ambiente mais favorável à pesquisa, desenvolvimento e inovação nas universidades, nos institutos públicos e nas empresas. As universidades e suas fundações de apoio podem potencializar seus projetos a partir desse aparato legal”, destaca.
Segundo o diretor do Escritório de Inovação Tecnológica da UFMT, Olivan Rabêlo, o Marco tem entre seus princípios a promoção das atividades científicas e tecnológicas para estimular o desenvolvimento econômico e social, a redução das desigualdades regionais e a constituição de alianças estratégicas para o desenvolvimento de projetos em cooperação. “O Fórum buscará trazer a discussão da Política de Inovação e Empreendedorismo e suas nuances que facilitam a interação Universidade-Empresa na conjuntura atual”, complementa.

Fonte: UFMT