Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 28 de Março de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

INSCRIÇÃO

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Notícias

MOSTRA: De cenas da Escola de Teatro da Unemat traz espetáculos sobre necropolítica

12/12/2019 às 08:00

 Pela sexta vez, a MT Escola de Teatro da Unemat apresenta nos próximos dias 16 e 17 de dezembro (segunda e terça-feira), sua ‘Mostra de Cenas’. Serão três espetáculos, de 20 minutos cada, com temática central de Necropolítica. As apresentações serão no Cine Teatro de Cuiabá a partir das 19h30, o acesso é gratuito, mas a sugestão de contribuição é de R$ 5.

‘Necropolítica’ é uma expressão utilizada, em especial, pelo cientista político Achille Mbembe, para designar políticas ou ações estatais que implicam na negação de direitos, marginalização e até mesmo na morte de determinados grupos sociais. De acordo com a assessoria, para chegar às montagens, os artistas pesquisaram notícias jornalísticas atuais relacionadas ao tema.

A primeira montagem a ser apresentar será “A Cerca de nós”, uma história de luta que se passa em um hospital público que recebe feridos advindos de um conflito agrário entre campesinos e indígenas.

Em seguida, “Desafinar o coro dos contentes” falará sobre as relações cotidianas entre empregados e empregadores. Para encerrar, “Necron” trará o uso de armas letais em uma sociedade, num futuro nem tão distante.

A MT Escola de Teatro da Unemat é o único Curso Tecnológico Superior de Teatro de Mato Grosso. A Mostra de Cenas é resultado da parceria entre Secretaria do Estado de Mato Grosso, Unemat e os grupos Cena Onze, de Cuiabá e Associação Artistas Amigos da Praça (Adaap), de São Paulo.



Fonte: Isabela Mercuri