Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 19 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

INSCRIÇÃO

Prev Next

Notícias

LANÇAMENTO: UFMT lança Mestrado em Comunicação em 2020

10/12/2019 às 10:30

O Departamento de Comunicação da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) lançará, em 2020, o edital de seleção da primeira turma do Mestrado em Comunicação, que acaba de ser aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O novo programa de pós-graduação strictu sensu da UFMT será o único da área em funcionamento em Mato Grosso. A aprovação acontece em meio às comemorações dos 30 anos do curso de Comunicação na UFMT.

Com o objetivo de pensar as interfaces entre a comunicação e o poder nas sociedades contemporâneas, em particular no contexto regional, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) possui duas linhas de pesquisa: “Política e Cidadania” e “Estéticas e Narrativas”. A partir de uma perspectiva cidadã, as linhas pretendem desenvolver discussões que ultrapassem a concepção partidária de poder, articulando a comunicação aos diversos processos socioculturais e simbólicos dos tempos atuais.

Segundo a Pró-Reitora de Pós-Graduação, professora Ozerina de Oliveira, a aprovação do Mestrado em Comunicação representa um importante passo para a consolidação da pesquisa não só no curso de Comunicação, mas também em toda a UFMT. A Pós-Graduação em uma instituição só é considerada consolidada quando são oferecidos programas em todas as áreas de conhecimento dessa instituição. “A aprovação deste programa consolida a área de Comunicação dentro da instituição. Além disso, é um passo a mais para a consolidação da Pós-Graduação na UFMT. Isso é importante para a instituição porque fortalece muito a Pós-graduação”, afirma.

Entre os seus objetivos estratégicos, o curso pretende contribuir para o desenvolvimento científico do campo da comunicação em Mato Grosso e a qualificação de pesquisadores nesta região do país. O professor Cristóvão Almeida, chefe de departamento do curso de Comunicação, destaca que o PPGCOM surge como oportunidade para qualificar os profissionais e fortalecer os laços entre pesquisadores. “Todos ganham com esse novo espaço: a UFMT com acesso e permanência de novos pesquisadores e a sociedade com profissionais qualificados”, analisa.

Com a abertura do Mestrado em Comunicação, a UFMT se junta às outras instituições federais de ensino da região Centro-Oeste que já possuem mestrados na área. A professora Ozerina destaca, ainda, que a Capes não vive um “momento de expansão” e tende a ser ainda mais rigorosa quanto a avaliação de novos programas. “O mote, agora, não é expandir. Neste momento a Capes tem sido o mais rigorosa possível na avaliação desses novos programas. A aprovação desse programa, neste momento, é mais uma prova da qualidade do corpo docente e das pesquisas desenvolvidas”, conclui a professora.
O corpo de docentes permanentes será composto pelos professores Bruno Araújo, Tamires Coêlho, Cristóvão Almeida, Luãn Vaz Chagas, Vinicius Guedes, Pâmela Craveiro, Andrea Ferraz, Letícia Capanema e Jociene Pedrini. Além de contar com professores colaboradores de outras instituições nacionais e internacionais, como Liziane Guazina, da Universidade de Brasília (UNB).


Fonte: UFMT