Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 28 de Março de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

INSCRIÇÃO

Prev Next

Notícias

APRESENTAÇÃO: Camerata Cuiabana realiza apresentação na sexta-feira (06)

05/12/2019 às 11:30

 
ACamerata Cuiabana realiza nesta sexta-feira (06), a partir das 20h, um espetáculo especial, sobretudo a três músicos, que serão solistas durante a apresentação. Com direção de Adriano Dantas, o evento acontece no auditório da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a entrada é gratuita.
Na oportunidade, os violinistas Lucas Costa e Lígia França e a violista Kályta Alencar estarão à frente da Camerata, executando como solistas “Gavotte in D Major”, de Johann Sebastian Bach; “Gavotte”, de Jean-Baptiste Lully; e “Theme from Witches’ Dance”, de Niccolò Paganini, respectivamente. A oportunidade surgiu como premiação aos músicos após participarem de um concurso promovido no início do ano.
A Camerata Cuiabana é uma orquestra de cordas formada por bolsistas e alunos do programa de extensão UFMT com a Corda Toda, coordenado pelos professores Oliver Yatsugafu e Rubia Naspolini, que tem o objetivo de proporcionar aos instrumentistas em formação experiências e vivências próprias da prática orquestral.
“Abrindo o programa, teremos ‘Hornpipe in D’ de Georg Friedrich Händel, compositor alemão do período barroco. A obra faz parte de uma coleção de movimentos orquestrais encomendados ao compositor, chamado de música aquática. Segundo a história essas obras tiveram sua estreia tocadas por músicos situados em cima de uma barca no rio Tâmisa”, conta o diretor do espetáculo, Adriano Dantas, que é Bacharel em Música com Habilitação em Regência pela UFMT. “O programa será encerrado com duas peças da música popular brasileira: ‘Xote das meninas’, de Luiz Gonzaga, e ‘Canção da América’ de Milton Nascimento, com arranjo do Maestro Adriano Dantas que dirige o concerto”, completa.
O espetáculo também contará com “Can Can”, um dos temas musicais da primeira opereta do compositor franco-alemão Jacques Offenbachm “ Orfeu no Inferno” e “Radetzky March”, composta por Johann Strauss, considerado o Pai da Valsa, em homenagem a um marechal levando no título seu sobrenome. “ Na sequência do concerto teremos um arranjo reduzido da ‘New World Symphony’, do compositor romântico checo Antonín DvoÅ?ák. ‘Panis Angelicus’, outra obra do período romântico, composta por César Franck, será executada apenas instrumental. A versão cantada já teve interpretes como Luciano Pavarotti e Andrea Bocelli”, finaliza o diretor.
O evento é uma realização da Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) e do Departamento de Artes, vinculado à Faculdade de Comunicação e Artes (FCA).

Fonte: UFMT