Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 15 de Dezembro de 2.019

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Clique

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Notícias

LANÇAMENTO: Livro infanto-juvenil de Aclyse de Mattos recria universo de Névio Lotufo e sua 'enfermaria de bicicletas'

02/12/2019 às 10:00

LANÇAMENTO: Livro infanto-juvenil de Aclyse de Mattos recria universo de Névio Lotufo e sua 'enfermaria de bicicletas' 
A história imaginada e baseada em fatos reais do comendador, dançarino, ciclista, colecionador de carros antigos, escoteiro, fotógrafo, cinegrafista, empresário, jogador de futebol, de vôlei e de basquete Névio Lotufo foi contada em um livro infanto-juvenil, escrito por Aclyse de Mattos e ilustrado por Marcelo Velasco, que será lançado na próxima terça-feira, 3 de dezembro, a partir das 19 horas, no Sesc Arsenal.


O lançamento faz parte das comemorações dos 25 anos da Entrelinhas Editora. ‘Motosblim’ recria o universo da Cuiabá dos anos 60, com Névio como personagem principal.


O autor, Aclyse, passou a infância na rua 13 de junho, em frente à Motosblim, onde o personagem principal mantinha seus brinquedos, projetores de cinema e calhambeques.

“Algumas pessoas vivem de forma tão extraordinária que se perpetuam na mente e no coração dos seus contemporâneos, marcando gerações”, opina a editora Maria Teresa Carrión Carracedo, que destaca aspectos da edição: “Para o menino-escritor-professor-poeta-compositor-cuiabano Aclyse de Mattos, o doutor em bicicletas, que se dedicava a colecionar carros antigos, entre tantas outras antiguidades e modernidades tecnológicas do seu tempo, ficou gravado nas mais vívidas lembranças da sua infância e adolescência. Foi assim que ele resolveu escrever sobre a sua vida em Cuiabá na década de 1960 e sobre Névio Lotufo, personalidade que marcou o seu imaginário. Para contar essa história, o menino-ilustrador-professor-artista plástico-cuiabano Marcelo Velasco, contemporâneo de Aclyse, mergulhou em suas lembranças compartilhadas para ilustrar a história, agora registrada para sempre”.

Aclyse é professor da Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Federal de Mato Grosso, doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestre pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Em 2017 passa a integrar a Academia Mato-grossense de Letras.

Marcelo Velasco, o ilustrador, também cuiabano, é cicloativista, ambientalista, artista plástico, doutorando do Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea na Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Federal de Mato Grosso, formado em Arte-Educação pela Universidade de Brasília (Artes Plásticas e Desenho), e atua no Instituto Federal de Mato Grosso.




Para a Entrelinhas, Marcelo ilustrou Uma maneira simples de voar, de Ivens Cuiabano Scaff; Bugrinho: que menino é esse?, de Daniela Freire; A mamãe das cavernas e a mamãe loba, também de Ivens Cuiabano Scaff.

Serviço

Lançamento do livro “Motosblim: a incrível enfermaria de bicicletas”,
de Aclyse de Mattos e Marcelo Velasco, publicado pela Entrelinhas Editora
Loca: No Sesc Arsenal
Data: Dia 3 de dezembro, a partir das 19 horas
Valor do investimento: R$ 50,00 (no lançamento)
Mais informações:
Entrelinhas Editora (65) 3624 5294

FOTO: Divulgação

Fonte: Da Redação - Isabela Mercuri