Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 19 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

INSCRIÇÃO

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Notícias

NO PANTANAL: Jovens do Pantanal assistem espetáculos de teatro pela 1ª vez

21/09/2019 às 06:30


O Município de Barão de Melgaço (a 112 km de Cuiabá), recebe neste sábado (21), os espetáculos do Teatro Plenilúnio: Retirante Asa Branca e Romeslau e Stanisleta.

Há 03 meses, o artista e professor Hélio Taques vem desenvolvendo em Barão de Melgaço o Projeto Saracura que visa resgatar a arte e desenvolver a cultura entre jovens ribeirinhos do Pantanal matogrossense. Para ele o projeto pode libertar os jovens da criminalidade.


"Tenho percebido a falta de perspectiva dos jovens do pantanal há um bom tempo, eles acabam ficando vulneráveis às drogas e a prostituição e a arte tem poder de desenvolver nesses jovens a esperança, a ética, o amor e consequentemente devolvendo a alegria e dando perspectiva de vida. A arte é libertadora.” diz Taques.


A parceria entre o Projeto Saracura e o Teatro Plenilúnio surgiu da amizade entre os artistas que juntos decidiram levar os espetáculos premiados a Barão de Melgaço.


O professor Hélio, contou que muitos jovens chegam à escola de barco e que essa é a primeira vez que terão contato com um espetáculo de teatro.


Em Retirante Asa Branca, os pantaneiros poderão ver através da dança o percurso dos sertanejos de forma zoomórfica em tempo de terra seca. O perfomer Ismael Diniz constrói a narrativa de batalha e luta dos retirantes do nordeste, suas tentativas de mudanças e peregrinação pelo país. O pássaro símbolo do sertão, imortalizado por Luiz Gonzaga, entra em cena como a esperança de um futuro melhor.


Já em Romeslau e Stanisleta, o Teatro Plenilúnio leva com humor a releitura do clássico de Shakespeare.


Taques ainda garante que os estudantes das escolas de Barão de Melgaço poderão fazer reflexões sobre a questão dos retirantes e dar boas gargalhadas com a comédia do Teatro Plenilúnio. Além dos espetáculos, o Projeto Saracura também oferecerá uma palestra sobre a importância da arte e da cultura na formação do cidadão.


O Projeto Saracura terá jovens atores melgacenses estrelando no primeiro espetáculo. “Eles estão ansiosos para pisar no palco pela primeira vez e o contato com Teatro Plenilúnio antes da estreia do espetáculo Contação vem estreitar a formação que o Projeto Saracura tem desenvolvido com os jovens da cidade e além de fomentar a cultura no Pantanal”, finalizou o professor.


Serviço
Dia 21 de setembro (sábado)
às 9:00 horas
Local: Escola Cel. Antônio Paes de Barros – Município de
Barão de Melgaço.
Entrada Gratuita
Classificação: Livre
Realização do Projeto Saracura.
Espetáculos do Teatro Plenilúni

Fonte: Assessoria / GD