Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 25 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

INSCRIÇÃO

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Notícias

EVENTO: UFMT sedia o 12º Encontro Regional Centro-Oeste de História Oral

24/09/2019 às 09:00

 Estão abertas as inscrições para o “XII Encontro Regional Centro-Oeste de História Oral”. Realizado pela Associação Brasileira de História Oral (ABHO) por meio de sua Secção Regional, o evento tem como objetivo a promoção do intercâmbio e a troca de saberes entre pesquisadores, estudantes e a comunidade em geral que utilizam a história oral e outras linguagens decorrentes dos suportes tecnológicos em suas atividades de pesquisa, ensino e extensão. O encontro será realizado nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, no Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Com o tema “Imagens, memórias liminares da re-existência do Centro-Oeste”, o encontro deste ano permite aos participantes outros olhares sobre a região e as transformações ocorridas, a partir das narrativas de memórias que se emergem pautadas pelos princípios teóricos e metodológicos da História Oral.

“No tema do presente encontro se cruzam importantes conceitos que refletem os desafios de se pensar e discutir a ocupação humana desse imenso território intercontinental com fronteiras internacionais, que é a região Centro-Oeste. Assim, permite o surgimento de outras narrativas e sujeitos históricos, de forma mais plural e condizente com a diversidade humana na trajetória de múltiplas temporalidades de ocupação dessa região”, explicou o coordenador geral do evento, Luiz Carlos de Oliveira Borges.

O período para proposição de simpósios temáticos e de minicursos se estende até o dia 10 de outubro. A divulgação das propostas aceitas será realizada em 13 de outubro. As inscrições para o encontro podem ser realizadas pelo link https://historiaoralcentrooeste.com.br/. Mais informações pelo telefone (65) 3027-3289 ou (65) 9 9602-9664.

O evento é realizado com o apoio do IGHD, o Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional e o Programa de Pós-Graduação em História.

Fonte: UFMT