Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 18 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

INSCRIÇÃO

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Notícias

ENTRADA GRATUITA: Misc abre exposição “Povos Indígenas – Cuiabá 300 anos” nesta 5ª

21/09/2019 às 07:00

 
Mostra fica disponível para visitação até o dia 19 de outubro, sempre de segunda a sábado


A exposição “Povos Indígenas – Cuiabá 300 anos” conta com mais de 80 peças


Um acervo de mais de 80 peças de 21 etnias estarão disponíveis para visitação no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc), a partir desta quinta-feira (19), às 19h, com entrada gratuita.



A exposição “Povos Indígenas – Cuiabá 300 anos” é uma homenagem aos primeiros da terra, um reconhecimento a sua importância e contribuição material e imaterial. A realização é uma parceria entre o Centro Cultural Ikuiapá e a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo.



A curadoria é do Museu do Índio, no Rio de Janeiro e do Centro Cultural Ikuiapá, ambos vinculados a Fundação Nacional do Índio (FUNAI). Os objetos variam entre tapetes, quadros, utensílios da vida cotidiana e peças de uso em rituais indígenas.



A exposição fica disponível no Misc até o dia 19 de outubro. Todas as peças tem suas descrições etiquetadas e durante a visita, um profissional da FUNAI estará no local para auxiliar na compreensão do patrimônio imaterial.



O Museu do Misc funciona de segunda à sábado, das 8h às 18h.



As etnias com materiais expostos são: Aikaka, Enawenê-Nawê (Mato Grosso), Galibi (Amapá), Kalapalo (Mato Grosso), Kamaiurá (Mato Grosso), Karajá (Mato Grosso, Tocantis e Pará), Karipuna (Rondônia), Kayabi (Mato Grosso e Pará), Kayapó (Mato Grosso e Pará), Kuikuro (Mato Grosso), Kuripako (Amazonas e Colômbia), Mamaindê (Mato Grosso), Matipu (Mato Grosso), Mehinako (Mato Grosso), Nafukwá (Mato Grosso), Nambikwara (Mato Grosso e Rondônia), Palikur (Amapá e Guiana Francesa), Surui (Rondônia), Umekutura (grafia a ser verificada), Waurá (Mato Grosso), Xavante (Mato Grosso).

Fonte: Da Redação / Midianews